A Volvo anunciou recentemente que tem como meta que os carros elétricos respondam por 50% das vendas totais da empresa em 2025, enquanto a metade restante seria composta por híbridos plug-in ou híbridos. Dentro desse objetivo, a marca sueca divulgou um novo comunicado que informa a criação de um laboratório dedicado exclusivamente ao desenvolvimento interno de motores elétricos.
A empresa inaugurou este novo laboratório em Xangai, na China, a mais recente adição à sua rede global de instalações para o desenvolvimento e teste de componentes de carros elétricos. O laboratório se junta ao desenvolvimento contínuo de motores elétricos em Gotemburgo, na Suécia, e também os laboratórios de bateria de última geração na China e Suécia.
Assumindo o papel do motor de combustão interna na engenharia automotiva, os motores elétricos são uma parte fundamental de construção dos carros elétricos, junto com a bateria. A interação entre essas três áreas de componentes é crucial no desenvolvimento desse tipo de veículo.
Com isso, a marca não só dependerá menos de fornecedores externos como terá ganhos em eficiência e maior lucratividade, principalmente nos próximos anos, quando a eletrificação ganhar mais força e houver grande demanda no mercado pelo componente.
Trazer o desenvolvimento para dentro da Volvo permitirá que os engenheiros da Casa otimizem ainda mais os motores elétricos e toda a transmissão elétrica nos novos Volvos. Essa abordagem permitirá que os engenheiros obtenham mais ganhos em termos de eficiência de energia e desempenho geral.
"Por meio de design e desenvolvimento internos, podemos ajustar nossos motores elétricos para níveis cada vez melhores", disse Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo Cars. "Ao melhorar constantemente seus níveis gerais de desempenho em termos de eficiência energética e conforto, criamos uma experiência de direção elétrica única para a Volvo."
Os motores elétricos tem características marcantes pelas quais os carros elétricos são conhecidos, como aceleração instantânea e o chamado One Pedal Driving, em que os motoristas usam o pedal do acelerador tanto para aceleração quanto para frenagem.
O recém-inaugurado laboratório de motores elétricos em Xangai tornou-se operacional no mês passado. Ele se concentrará principalmente no desenvolvimento de motores elétricos para uso em carros totalmente elétricos e híbridos com base na próxima arquitetura modular SPA 2 da Volvo, devendo chegar também aos veículos das demais marcas da Geely: Polestar e Lynk e Co.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv