Todos as unidades que serão produzidas neste ano já foram reservadas

Sucesso antes mesmo de chegar às lojas, o XC40 Recharge, primeiro veículo 100% elétrico da Volvo com 408 cv de potência e autonomia de 400 km começou a ser produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica. O crossover compacto elétrico começa a ser entregue aos clientes europeus neste mês e está confirmado para o Brasil em meados de 2021. 

Este é o primeiro Volvo totalmente elétrico baseado na Compact Modular Architecture (CMA), e o primeiro de muitos que serão lançamentos nos próximos anos, já que a empresa pretende atingir a participação de vendas de 50% (globalmente) de carros elétricos até 2025.

Galeria: Volvo XC40 elétrico - produção

A marca sueca disse que a demanda pelo XC40 elétrico é alta - "todos os carros programados para serem produzidos neste ano já foram vendidos" - e que os primeiros carros serão entregues aos clientes europeus no final de outubro.

"O início da produção de carros dos clientes segue um período de preparação em que a fábrica de Ghent construiu um número limitado de carros de pré-produção. Este processo, procedimento padrão para cada novo modelo, visa otimizar o fluxo de produção e garantir a qualidade superior de cada carro construído. Todo o pessoal de produção relevante também recebeu treinamento extensivo sobre a construção segura de carros elétricos."

No início deste ano, a Volvo Cars lançou em Ghent uma linha de montagem de baterias para veículos elétricos, portanto, agora ela deve estar pronta para gerar algum volume notável, presumimos.

Volvo XC40 Recharge - Fotos ao vivo

Javier Varela, chefe de operações industriais globais e qualidade, disse:

"Hoje é uma ocasião importante para a Volvo Cars e para todos os funcionários aqui em Ghent. À medida que continuamos a eletrificar nossa linha, a fábrica de Ghent é uma verdadeira pioneira em nossa rede de manufatura global."

Estreia no Brasil

Sobre o lançamento no Brasil, o presidente da Volvo Cars no país, João Oliveira, já havia confirmado a data de estreia por aqui no primeiro semestre deste ano: 

"Estamos caminhando para uma linha totalmente eletrificada no Brasil".

"O XC40 elétrico faz parte da nossa estratégia e será lançado por volta da metade do ano que vem"

Especificações do Volvo XC40 Recharge P8:

  • mais de 400 km de autonomia WLTP
  • Bateria de 78 kWh (75 kWh utilizáveis, 400V, 320 kW de potência) (células da LG Chem / CATL)
  • 0-100 km/h em 4,9 segundos 
  • tração nas quatro rodas com motor duplo
  • potência máxima do sistema de 300 kW (408 cv) e 67,3 kgfm (um motor de 150 kW por eixo)
  • Carregamento rápido DC 0-80% em 40 minutos (até 150 kW de potência)
  • AC: carregador trifásico de 11 kW integrado
  • peso de 2.150 a 2.250 kg, dependendo da versão / equipamentos
  • capacidade de carga de 413 litros + 31 no porta-malas dianteiro
  • carga máxima do teto: 75 kg 
  • Capacidade de reboque de até 1.500 kg 
  • baseado na Compact Modular Architecture (CMA)

Galeria: Volvo XC40 Recharge (2020)