A montadora japonesa irá se juntar ao grupo Tesla / FCA porque não vendeu carros eletrificados o suficiente

Depois da Ford ter fechado um acordo de pooling com a Volvo, agora é a vez da Honda, que se juntou ao pool de CO2 da FCA / Tesla, o que significa uma oportunidade de ganho adicional para a empresa de Elon Musk e a possibilidade da marca japonesa compensar o fato de não ter atingido as metas de emissões na Europa. 

Como funciona?

O fabricante japonês não foi capaz de reduzir a emissão média de CO2 de toda a sua frota de carros novos para o nível exigido pela União Europeia em 2020. Dessa forma, a única saída é assinar um acordo com uma empresa que tenha 'créditos' excedentes, como é o caso da Tesla, que por não ter nenhum veículo à combustão pode 'negociar' a sua cota de créditos de emissões de CO2, ou seja, vender esse excedente para montadoras que não atingiram a meta.

Galeria: Honda Fit 2020

Dessa forma, juntar-se ao pool de CO2 com outros fabricantes sai mais barato do que arcar com as pesadas multas da União Europeia. De fato, a Honda simplesmente não vendia carros eletrificados suficientes para atingir o objetivo. No acumulado do ano, a marca japonesa registrou na Europa Ocidental apenas cerca de 1.000 vendas (ou 2% de todo o volume de vendas da marca).

O ano ainda não terminou, enquanto a receita de crédito regulamentar da Tesla já atingiu quase a cifra de US$ 1,2 bilhão globalmente. Como a empresa está vendendo apenas carros elétricos, parece quase "dinheiro de graça".

imagem_externa

Acreditamos que as empresas do Grupo FCA consumirão a maior parte dos "excedentes" da Tesla na Europa, enquanto a Honda, como um montadora menor, usará apenas uma pequena parte.

A única maneira de os fabricantes cumprirem essas metas de emissões de CO2 parece ser a eletrificação em massa. A FCA está tentando aumentar suas vendas de híbridos plug-in e adicionar um novo Fiat 500 elétrico para finalmente atingir a meta de emissão de CO2 por conta própria.

Já existem vários pools criados, pois empresas como o Grupo Volkswagen, Mazda e Ford também não conseguiram cumprir a meta:

  • MG da SAIC » Grupo Volkswagen
  • Tesla » FCA e Honda
  • Toyota » Mazda
  • Volvo / Polestar » Ford

A Renault, graças às altas vendas do ZOE, anunciou recentemente uma oferta para criar um pool, mas ninguém decidiu se juntar a eles ainda.

Galeria: Honda e no Salão de Frankfut de 2019