Enquanto o lançamento da versão definitiva do elétrico Audi e-tron GT se aproxima, a marca dos quatro anéis divulga mais uma série de informações técnicas sobre o modelo que promete ser a bandeira da marca em termos de esportividade de emissão zero.
O carro estará disponível em várias versões. Haverá um modelo de entrada (que na Alemanha terá um preço de cerca de 138 mil euros/R$ 908.000), uma variante S e também o tão esperado RS, que se posicionará como topo de gama em termos de potência e esportividade. O e-tron GT RS, em particular, tem um duplo significado. Transporta a marca RS para o mundo dos carros elétricos e se posiciona no topo da linha RennSport como a mais potente de todos os tempos.
O Audi e-tron GT nasceu na mesma plataforma do Porsche Taycan e usa um esquema de propulsão semelhante, com dois motores posicionados nos dois eixos e a bateria no centro, em posição muito baixa. Ela é composta por 396 células divididas em 33 módulos e tem uma capacidade total de 83,7 kWh.
O carro está equipado com quatro sistemas de refrigeração diferentes. Eles são dedicados à bateria, unidades de controle, motor e compartimento de passageiros. Podem trabalhar de forma independente ou, conforme necessário, ser conectados para gerenciar com mais eficiência as temperaturas dos componentes individuais sem desperdiçar energia.
Quanto à potência de carregamento, a bateria do e-tron GT atinge a velocidade de 270 kW. É uma potência que "ativa" as células como quando se viaja a 250 km/h.
Por este motivo, o e-tron GT possui um sistema de pré-condicionamento da bateria que permite ir a uma estação de recarga rápida com as células prontas para aceitar eletricidade na potência máxima.
O carro, que pesa cerca de 2.300 kg e tem uma distribuição de massas quase ótima (50:50), pode contar com 598 cv de potência e 84,6 kgfm de torque, um número que ficará próximo dos 700 cv no modelo RS. Graças a estes números, pode arrancar de 0 a 100 km/h em 3”5 e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h.
O e-tron GT também está equipado com tração nas quatro rodas quattro eletrônica, no sentido de que a distribuição de torque entre as rodas dianteiras e traseiras não ocorre por meio de eixos de transmissão e transmissões mecânicas, mas é gerenciada por unidades de controle. Ele distribui a força motriz entre as rodas individuais conforme necessário, mas em condições de velocidade constante, ele "prioriza" a traseira e funciona como uma simples tração dianteira para maximizar a eficiência.
Indo um pouco mais a fundo nos detalhes dos dois motores do e-tron GT RS, verifica-se que o dianteiro tem apenas uma relação, e libera uma potência de 238 cv, enquanto o traseiro, mais potente com seus 455 cv, tem duas relações. Um diferencial traseiro mecânico estará disponível como uma opcional para os clientes mais exigentes.
Verdadeiramente esportivo, não só pelos números, o e-tron GT foi pensado desde o início para transmitir emoções e, ao mesmo tempo, não abrir mão de um certo conforto e versatilidade. A intenção dos engenheiros, como qualquer GT que se preze, era criar um carro que pudesse ser usado também no dia a dia.
Por este motivo o e-tron GT possui suspensão ativa. Os amortecedores pneumáticos possuem três câmaras que permitem alterar drasticamente a resposta dinâmica. Você passa de uma configuração mais suave para uma mais reativa em alguns milésimos de segundo e também pode variar a altura do solo em 22 mm.
O carro também é equipado com direção nas quatro rodas. O conceito do eixo traseiro é bem conhecido: as rodas traseiras giram na direção oposta às dianteiras para melhorar a agilidade ao viajar em baixas velocidades. Então, a partir de 50-60 km/h, elas começam a girar na mesma direção que as da frente para aumentar a estabilidade.
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