Novo Hyundai Tucson híbrido plug-in está confirmado para meados de 2021
Hyundai lança nova geração nos EUA e confirma versão recarregável para desafiar Toyota RAV4 Prime e Ford Escape PHEV
A Hyundai acaba de lançar o novo Tucson 2022 nos Estados Unidos. A versão mais recente do SUV mais vendido da marca coreana estará disponível com propulsão a combustão, híbrida e pela primeira vez híbrida plug-in (a partir de meados de 2021).
As versões convencionais chegarão ao mercado no segundo trimestre de 2021, enquanto o híbrido plug-in estará à venda somente no segundo semestre do ano que vem com uma bateria de 13,8 kWh e economia de combustível estimada em mais de 70 MPGe, o equivalente a 29,7 km/l. A autonomia no modo totalmente elétrico deve ser de cerca de 45 km.
Galeria: Novo Hyundai Tucson 2022
O Tucson PHEV (e híbrido convencional) terá tração nas quatro rodas de série, embora o motor elétrico tenha apenas potência de apenas 66,9 kW (91 cv):
"Pela primeira vez em um SUV Hyundai, os modelos híbridos e híbridos plug-in também oferecerão capacidade HTRAC® AWD padrão para atender às necessidades de compradores com foco ecológico com modos especializados para maior adaptabilidade às condições de terreno e clima, incluindo o modo Neve.
Os mais recentes sistemas de tração nas quatro rodas HTRAC® da Hyundai para o híbrido e o híbrido plug-in foram ajustados em campos de testes off-road em todo o mundo para maximizar a capacidade de tração dianteira em uma ampla variedade de superfícies. Ambos os trens de força híbridos também utilizam um Dispositivo Elétrico Montado na Transmissão (TMED) exclusivo, que ajuda a gerenciar o desempenho aprimorado necessário para os aplicativos SUV híbridos."
Tudo isso será o bastante para competir com rivais como o Toyota RAV4 Prime e Ford Escape PHEV? Ou talvez o mercado seja grande o suficiente para nem mesmo se preocupar com os concorrentes (especialmente se eles continuarem com os atrasos ou limitando a disponibilidade)?
O Hyundai Tucson 2022 (por enquanto mostrado apenas na versão convencional) tem um visual completamente novo. O tempo dirá se as pessoas gostam ou não, mas com certeza é algo totalmente novo.
No interior, podemos encontrar "uma tela full-touch de 10,25 polegadas isenta de botões rígidos, um quadro de instrumentos digital sem cobertura e ventilação multi-ar, um sistema de ajuste de temperatura que fornece fluxo de ar difuso para os passageiros da frente" .
Uma mudança importante é também a opção da versão maior para os EUA. O SUV mede 4,630 m de comprimento e possui 2,755 m de distância entre-eixos, o que se traduz em amplo espaço para os passageiros e um porta-malas espaçoso, com 170 litros a mais de capacidade em relação ao modelo padrão.
Especificações do Hyundai Tucson PHEV:
- estimados 45 km de autonomia totalmente elétrica,
economia de combustível estimada de mais de 70 MPGe (29,7 km/l) - Sistema de bateria 360 V de 13,8 kWh, saída de bateria 88 kW
- tração nas quatro rodas
- potência do sistema: 264 cv (estimado)
1.6 litros turboalimentado, motor a gasolina de injeção direta (182 cv / 26,9 kgfm) com uma transmissão automática de seis velocidades, motor elétrico de 66,9 kW (91 cv) / 30,9 kgfm - Carregador de bordo de 7,2 kW (menos de duas horas para recarregar o sistema)
- Capacidade de reboque (com freios do trailer): 907 kg
Capacidade de reboque (sem freios do trailer): 748 kg
O novo Hyundai Tucson começará a ser vendido no final do ano na Europa e na Coreia do Sul. A estreia no Brasil deve demorar um pouco mais, ficando para o segundo semestre do ano que vem - ainda não se sabe se virá importado ou produzido localmente pela CAOA-Hyundai na fábrica de Anápolis (GO).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio