Depois dos carros elétricos da Renault e o do Nissan Leaf, agora é a vez do híbrido plug-in Volkswagen Golf GTE ser disponibilizado para locação no Brasil. Através de uma parceria entre a Volkswagen e a Unidas, o modelo recarregável já pode ser alugado por clientes pessoa física e jurídica, em todo o Brasil.
Em uma iniciativa que tende a crescer cada vez mais no país, a disponibilização de carros elétricos/eletrificados para locação representa a oportunidade para os clientes que ainda não conhecem ter contato com a tecnologia híbrida plug-in no dia a dia. Também é uma forma de as locadoras iniciarem a redução de emissões de CO2 de suas frotas.
De acordo com Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil:
"essa parceria é um passo importante na estratégia de mobilidade sustentável da marca Volkswagen, proporcionando aos clientes uma experiência completa com o Golf GTE, o único hatch com tecnologia híbrida plug-in do mercado". E completa: "o nosso objetivo é lançar mais cinco modelos híbridos e elétricos nos próximos anos no mercado brasileiro".
Desatualizado em relação ao modelo europeu, que já está na oitava geração, o Golf GTE não emplacou nas vendas e é o único hatch médio plug-in disponível no país. O modelo pode ter suas baterias recarregadas em uma tomada comum de 220 Volts ou em um wallbox de 3,6 kW ou mais de potência. Com as baterias cheias, o modelo tem autonomia no modo totalmente elétrico de 50 km, de acordo com o ciclo europeu (NEDC).
Importado da Alemanha, o Golf híbrido é equipado com dois motores, sendo um elétrico de 102 cv (75 kW) de potência e um outro a combustão, o 1.4 TSI de 150 cv. Juntos, eles entregam 204 cv (150 kW) de potência e torque máximo de 35,7 kgfm. Um conjunto que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 7,6 s e atingir a velocidade máxima de 222 km/h (130 km/h no modo puramente elétrico).
Em outubro, a Volkswagen, juntamente com a Porsche, Audi e a empresa de energia EDP, inauguraram o primeiro carregador ultrarrápido público do Brasil, na cidade de Caraguatatuba (SP).
O eletroposto faz parte do Plug&Go, projeto aprovado na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente em conjunto com o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL). As empresas ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens são as fornecedoras das soluções de carregamento. O objetivo é instalar um total de 30 carregadores ultrarrápidos nos próximos três anos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo VW Golf 2020 ganha versão híbrida que roda 80 km no modo elétrico
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo VW Golf GTE troca de geração e fica mais potente com 245 cv
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste: Volkswagen Golf GTE, um "quase GTI" sem gastar gasolina
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes