Volkswagen Golf GTE: híbrido plug-in já pode ser alugado no Brasil
Volkswagen e Unidas firmam parceria com foco na mobilidade sustentável
Depois dos carros elétricos da Renault e o do Nissan Leaf, agora é a vez do híbrido plug-in Volkswagen Golf GTE ser disponibilizado para locação no Brasil. Através de uma parceria entre a Volkswagen e a Unidas, o modelo recarregável já pode ser alugado por clientes pessoa física e jurídica, em todo o Brasil.
Em uma iniciativa que tende a crescer cada vez mais no país, a disponibilização de carros elétricos/eletrificados para locação representa a oportunidade para os clientes que ainda não conhecem ter contato com a tecnologia híbrida plug-in no dia a dia. Também é uma forma de as locadoras iniciarem a redução de emissões de CO2 de suas frotas.
Galeria: Teste: Volkswagen Golf GTE (BR)
De acordo com Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil:
"essa parceria é um passo importante na estratégia de mobilidade sustentável da marca Volkswagen, proporcionando aos clientes uma experiência completa com o Golf GTE, o único hatch com tecnologia híbrida plug-in do mercado". E completa: "o nosso objetivo é lançar mais cinco modelos híbridos e elétricos nos próximos anos no mercado brasileiro".
Desatualizado em relação ao modelo europeu, que já está na oitava geração, o Golf GTE não emplacou nas vendas e é o único hatch médio plug-in disponível no país. O modelo pode ter suas baterias recarregadas em uma tomada comum de 220 Volts ou em um wallbox de 3,6 kW ou mais de potência. Com as baterias cheias, o modelo tem autonomia no modo totalmente elétrico de 50 km, de acordo com o ciclo europeu (NEDC).
Importado da Alemanha, o Golf híbrido é equipado com dois motores, sendo um elétrico de 102 cv (75 kW) de potência e um outro a combustão, o 1.4 TSI de 150 cv. Juntos, eles entregam 204 cv (150 kW) de potência e torque máximo de 35,7 kgfm. Um conjunto que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 7,6 s e atingir a velocidade máxima de 222 km/h (130 km/h no modo puramente elétrico).
Rede de carregamento ultrarrápida
Em outubro, a Volkswagen, juntamente com a Porsche, Audi e a empresa de energia EDP, inauguraram o primeiro carregador ultrarrápido público do Brasil, na cidade de Caraguatatuba (SP).
O eletroposto faz parte do Plug&Go, projeto aprovado na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente em conjunto com o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL). As empresas ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens são as fornecedoras das soluções de carregamento. O objetivo é instalar um total de 30 carregadores ultrarrápidos nos próximos três anos.
Veja também
Galeria: Volkswagen Golf GTE (BR)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo VW Golf 2020 ganha versão híbrida que roda 80 km no modo elétrico
GAC chega ao Brasil em 2025 com carros elétricos, híbridos e flex
Novo VW Golf GTE troca de geração e fica mais potente com 245 cv
Carros elétricos mais vendidos no Brasil em novembro de 2024
Teste: Volkswagen Golf GTE, um "quase GTI" sem gastar gasolina
Ford terá fábrica de elétricos na Indonésia, maior produtora de níquel
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico