Antecipado pelo conceito Vision iNext, flagrado várias vezes em testes no mundo inteiro e provisoriamente batizado de iNext, o novo SUV elétrico da BMW - mas seria melhor dizer a nova geração de SUVs elétricos da BMW - é mostrado ao público com seu visual definitivo. Com um nome que, pela sua simplicidade, dá exatamente a ideia de representar um ponto de inflexão: iX.
Enorme, com uma distância entre eixos de 3 metros e uma silhueta comparável em porte apenas ao X7, o iX não é apenas um grande SUV premium com zero emissões. Ele apresenta um novo design, uma nova plataforma, novas opções de construção e novas tecnologias, tudo em nome da máxima eficiência.
Como os próprios técnicos da BMW admitiram, o iX foi projetado primeiro por dentro. Olhando para o futuro, o carro queria otimizar a definição de uma cabine de passageiros que aproveitasse as dimensões generosas e o tamanho reduzido do trem de força elétrico. Mas, tendo isso definido, quando passamos a estudar as formas da carroceria, era justamente a necessidade de minimizar o atrito com o ar que ditava as escolhas. Basta dizer que todos os cuidados neste sentido permitiram, por si só, aumentar a alcance em cerca de 10%, dando mais 65 km de autonomia.
Por isso o iX é definido por formas essenciais e denota um grande refinamento nos detalhes, que aumentam a personalidade, mas sempre têm uma função aerodinâmica. A frente alta e vertical, por exemplo, explora todas as vantagens de uma (gigantesca) grade fechada, que reduz a turbulência e ajuda a transportar os fluxos de ar ao redor da carroceria para baixo, onde existe um fundo plano (o que por si só dá 10 km mais autonomia), para os lados, onde o pára-choques tem "deslizamentos" vistosos para as rodas dianteiras, e para cima, onde o ar encontra primeiro um capô plano e horizontal, e depois um pára-brisa muito inclinado graças à presença de pilares A que partem de uma posição muito avançada.
Na parte frontal existem abas que abrem e fecham conforme a necessidade: podem direcionar o ar fresco para as partes mecânicas ou para os freios para resfriá-las ou, quando não for necessário, podem fechar. Sozinhos, eles ajudam o carro a ganhar mais 25 km de autonomia.
Olhando para o iX de lado, você pode ver como toda a lateral é perfeitamente lisa. As maçanetas ficam rentes à carroceria e só saem quando pressionadas, e os retrovisores externos também são substituídos por câmeras. Essas soluções ajudam o ar a fluir ao longo da carroceria do carro para a parte traseira, onde a presença de aletas verticais e um spoiler de teto específico minimizam o efeito de "vácuo", melhorando ainda mais a eficiência aerodinâmica. Esses elementos, sozinhos, dão mais 15 km de autonomia.
Novamente em termos de redução da fricção do ar, o iX também possui aros especiais “Air Performance”. Estão disponíveis nos tamanhos 20, 21 ou 22 polegadas além de serem 15% mais leves que as rodas de liga leve de tamanhos equivalentes, graças ao formato especial dos raios permitem que o ar os toque sem gerar turbulência. Só as rodas oferecem até 15 km a mais de autonomia.
Outro fator que afeta significativamente a eficiência de um carro é o peso. O carro elétrico ideal é aerodinâmico e leve. O fato de que o iX é tão grande e tem uma parte frontal generosa já o deixa em desvantagem no início. Mas o automóvel, para além de uma carroceria particularmente “penetrante”, pode contar com um conjunto de soluções construtivas que lhe permitem reduzir a massa.
Em primeiro lugar, o carro adota uma carroceria na qual foram usados aços de alta resistência, alumínio, fibra de carbono e termoplásticos: os materiais e os componentes individuais foram montados em conjunto com diferentes técnicas de construção, algumas das quais são novas e foram projetadas para garantir a rigidez torcional e segurança com o menor peso possível.
Em particular, materiais compostos de carbono foram usados em muitos elementos da lateral, traseira e teto, a fim de tornar toda a estrutura do habitáculo particularmente segura (bem como leve). A empresa ainda não divulgou a massa total do iX, mas garante que atingiu novos padrões para um segmento, o dos SUVs "XXL", que inevitavelmente sempre sofreu com o excesso de peso.
Eficiência, entretanto, também rima com trem de força. No sentido de que um trem de força eficiente é outro componente indispensável se você deseja construir um carro que pode viajar muitos km consumindo pouca energia. Deste ponto de vista, o BMW iX está equipado com a quinta geração do esquema de propulsão elétrica eDrive, que consiste em dois motores, novas unidades de controle eletrônico e um sistema de carregamento aprimorado para a bateria de alta tensão.
Especificamente, o carro é equipado com uma bateria de cerca de 100 kWh de capacidade que alimenta os dois motores elétricos, dispostos um por eixo, permitindo que uma potência total de mais de 500 cv seja descarregada para o solo. O carro, que tem autonomia de mais de 600 km de acordo com o ciclo WLTP, pode arrancar de 0 a 100 km por hora em menos de 5 segundos e pode ser recarregado em estações de carga rápida de até 200 kW. Assim passa de 10 a 80% de carga em 40 minutos e em 10 minutos pode ganhar até 120 km de autonomia. Para carregar a 11 kW via Wallbox, por outro lado, leva pouco menos de 11 horas.
Na vanguarda de tudo, o BMW iX também apresenta novas tecnologias dedicadas à assistência na direção. O poder de computação das novas unidades de controle aumentou 20 vezes em comparação com os modelos atuais, o que permite processar duas vezes mais dados do que no passado ao mesmo tempo. Equipado com tecnologia 5G, será dotado de novas funções, que podem ser ainda mais enriquecidas através de atualizações de software OTA até o nível 5 de condução autônoma.
Mas essas tecnologias não só permitirão aumentar a segurança a bordo do iX, mas também reduzir o consumo. Eles farão isso de várias maneiras. Ao se comunicar com os veículos que circulam na mesma via, analisando as rotas por meio de radar e GPS, antecipando a formação de engarrafamentos, por exemplo, a marcha será calibrada ao atingir a meta não apenas no menor tempo possível, mas também com o mínimo de desperdício de potência. Tudo isso sem ser difícil ou complicado.
"O BMW iX - para citar Adrian van Hooydonk, chefe do BMW Design - é um carro moderno e complexo, mas graças a um estilo simples e soluções inovadoras, ele deixa os ocupantes à vontade, viajando a bordo do iX eles estão localizados em um ambiente acolhedor onde tudo parece simples e intuitivo ”.
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