Houve muita especulação em torno da tabela de preços do próximo Rivian R1S, o modelo com carroceria SUV da marca. É verdade que ele foi um tanto ofuscado pela picape elétrica R1T, que ganhou mais manchetes, mas é essencialmente o mesmo veículo, com um compartimento de bagagem totalmente fechado e coberto, bem como uma distância entre eixos mais curta e comprimento geral que o torna um pouco melhor para off-road.
E para os norte-americanos que estavam aflitos antes de se decidir pela compra do SUV elétrico, a espera acabou. O preço oficial foi finalmente divulgado pela marca. Em sua forma mais básica, o Rivian R1S (conhecido como R1S Explore ou com o 'Explore Pack') começa em US$ 70.000, o equivalente a R$ 382.090 em uma conversão direta.
Esta é a versão mais básica, por isso vem com um sistema de som surround de série, painéis de acabamento em preto fosco, volante revestido em couro vegan, bancos aquecidos e forro do teto em tecido. Mude para o modelo Adventure de US$ 77.500 (R$ 423.000), e adicione uma proteção reforçada na parte inferior da carroceria para off-road, ganchos de reboque duplos no para-choque dianteiro e um compressor de ar embutido.
Ele também vem com um sistema de som atualizado, estofamento em couro sintético perfurado nos assentos que são aquecidos e resfriados, e recebe detalhes em amarelo dentro de um forro do teto em microfibra reciclada de 100 peças.
O modelo Launch Edition, que também começa em US$ 77.500, adiciona ainda mais itens em relação ao pacote mais completo do modelo Adventure. Em primeiro lugar, ele contará com emblemas internos Launch Edition, uma opção de pintura com tinta especial Launch Green, rodas esportivas de 20 polegadas ou rodas para todo tipo de terreno Sport de 22 polegadas e detalhes de acabamento interno de madeira de freixo natural.
Todos os modelos estarão disponíveis com um layout opcional de sete lugares, uma autonomia declarada de 482 km com uma carga, um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em 3 segundos e uma capacidade de reboque de até 3,5 toneladas. Os primeiros a serem entregues serão os modelos da edição de lançamento, programados para chegar aos clientes em agosto de 2021; as outras duas variantes serão entregues a partir de janeiro de 2022.
O sistema de direção semi-autônomo denominado Rivian Driver + vem como item de série em todas as versões. Ele promete entregar:
"Verdadeira assistência de condução sem usar as mãos, juntamente com nosso conjunto completo de recursos de segurança, o sistema adiciona funcionalidade continuamente por meio de atualizações pelo ar. Ao tornar o Driver + padrão, nosso objetivo é tornar a direção mais segura, fácil e menos estressante para todos."
Vale destacar que a caminhonete R1T tem prioridade nos pedidos, portanto as entregas destes começarão primeiro, em junho do ano que vem. O R1T também é um pouco mais barato e tem uma capacidade de reboque maior, de até 5 toneladas.
Abaixo, incluímos algumas especificações R1S divulgadas pela Rivian:
Trem de força - Quad-Motor
0 a 96 km/h - 3 segundos
Capacidade de reboque - até 3,5 toneladas
Altura - 1.828 mm
comprimento - 5.130 mm
distância entre eixos - 3.073 mm
largura (sem espelhos) - 2.006 mm
Volume do porta-malas dianteiro 141 litros
Ângulo de aproximação - 34,3º
Ângulo de saída - 33,7º
Distância máxima ao solo - 36,5 cm
Profundidade máxima - 1,08 metro
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Rivian R1T continua funcionando após ter sido inundada por furação
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen se prepara para fechar 'acordo do século' com rival da Tesla
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Rivian R3 será o SUV compacto de entrada e deve ter 480 km de alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Rivian R2: novo SUV elétrico de médio porte é revelado de forma oficial