• Registro de patentes revela sistema de carregamento com 300 kW
  • Se confirmada, potência superaria modelos como Porsche Taycan e Tesla Model 3

Alguns meses atrás, a startup de picapes elétricas Rivian Automotive entrou com um pedido de patente intitulado 'Bateria configurável para carregamento rápido'. Essencialmente, seu mecanismo de comutação de tensão permite carregar 800V em uma bateria de 400V (ou 900V em uma 450V, por exemplo). A técnica também pode lidar com uma falha no módulo da bateria sem desconectar a carga.

Se o Rivian for capaz de colocar essa tecnologia no mercado, ele acelerará o processo de carregamento de veículos elétricos e tornará os VEs mais baratos. Todavia, a marca não fala oficialmente sobre patentes. Sabemos que seus veículos - a picape R1T e o SUV R1S - terão um alcance máximo de 643 km usando uma bateria de 180 kWh. A Rivian disse anteriormente que seus veículos poderiam adicionar autonomia de cerca de 321 km em 30 minutos através de estações de carregamento rápido de até 160 kW.

Galeria: Rivian R1S e R1T

Atualmente, o Porsche Taycan supera os 270 kW de carga. O Tesla Model 3 Long Range está em 250 kW. A Rivian agora está dizendo que atingirá 300 kW, provavelmente devido ao sistema descrito na patente. Há mais informações neste vídeo de alguns meses atrás. Tesla Raj confere os veículos de Rivian e conversa com o fundador da Rivian, RJ Scaringe (em inglês).

Ainda há muita coisa que não sabemos aqui. Até que tenhamos mais detalhes e tomemos conhecimento de conicidade e km/kWh (ou Wh/km), não seremos capazes de compará-lo a algo como o Tesla Model 3 carregando em um supercharger V3. A eficiência também é um fator crítico. No momento, não há planos futuros para exceder a infraestrutura de carregamento rápido de 350 kW, mas ainda é interessante mergulhar nessas informações.