No final da semana passada, publicamos uma matéria sobre os próximos investimentos em veículos elétricos do Grupo Volkswagen. Isso porque o novo ciclo de planejamento de cinco anos do grupo acaba de ser aprovado pelo conselho. Agora, nesta semana, a montadora anunciou oficialmente os detalhes desse plano.
O Grupo Volkswagen planeja investir US$ 86 bilhões em mobilidade elétrica, tecnologia híbrida e digitalização nos próximos cinco anos. Vale destacar novamente que US$ 41 bilhões deste montante serão investidos apenas na produção de carros elétricos a bateria.
O CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, está pensando no futuro quando se trata de eletrificação de veículos. Além disso, ele é um dos poucos CEOs automotivos que dá crédito ao impulso da Tesla. Ele diz que será uma corrida contra a montadora de Elon Musk, mas a Volkswagen tem algumas vantagens.
Já dissemos muitas vezes que, se qualquer outra montadora atual tem o capital e os recursos necessários para enfrentar a Tesla, a Volkswagen provavelmente está no topo da lista. Diess viu a Tesla crescer e ter sucesso e tem um relacionamento positivo com o CEO Elon Musk. Ele também admite que a corrida contra a Tesla pode ser bem difícil.
A Tesla está crescendo rapidamente, construindo várias fábricas ao mesmo tempo, melhorando sua tecnologia de baterias e testando sua tecnologia de condução autônoma beta Full Self-Driving. Embora a montadora do Vale do Silício não seja tão grande quanto muitas montadoras, é atualmente a líder em termos de produção de carros elétricos.
De acordo com um artigo no site Electrek, o CEO Diess fez alguns comentários após anunciar o novo plano de cinco anos do Grupo VW. Ele deixou claro que os investimentos estão em vigor, pelo menos em parte, para competir e alcançar a Tesla. Diess afirmou:
“Sim, vai ser uma corrida contra a Tesla.”
No entanto, ele também deixou claro que acredita que o Grupo Volkswagen tem algumas vantagens importantes. Diess mencionou especificamente seus diferentes estilos de carroceria e sua rede de concessionárias. A capacidade de produção da montadora também tem potencial para alcançar rapidamente a Tesla, especialmente com os novos investimentos. Diess continuou:
"Eles também estão crescendo rapidamente. Temos estilos de carroceria mais diferenciados e, quando se trata de uma rede de concessionárias estabelecida, devemos ter uma vantagem sobre a Tesla."
Fonte: Electrek
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
Novo BYD M6 é a resposta para o ID.Buzz com nome de esportivo alemão
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos