A esta altura já se sabe que para se estabelecer globalmente é importante criar um sistema. E isso vale para todos os segmentos, inclusive o de carros eletricos. É por isso que nasceu a ZETA (Zero Emission Transportation Association), uma associação internacional que engloba 28 empresas de grande importância no mundo da mobilidade elétrica, de Tesla a Rivian e de ABB a Lucid Motors, com o Brasil também representado pela presença da Enel X.
O objetivo, é claro, é apoiar e acelerar o desenvolvimento da mobilidade com emissão zero em todas as frentes, de automóveis a veículos comerciais e transportes pesados. O primeiro objetivo? Estabelecer um mercado apenas de veículos elétricos nos EUA até 2030. Uma decisão que já foi tomada em outros países ao redor do mundo.
Segundo estimativas da recém-formada associação, a transição energética não trará apenas benefícios ao meio ambiente, mas também será um fator de recuperação econômica, acelerando o desenvolvimento de setores industriais estratégicos e criando dezenas de milhares de empregos só nos Estados Unidos.
"Pela primeira vez em mais de vinte anos, o transporte é a primeira fonte de emissões de CO2 nos Estados Unidos - disse Joe Britton, diretor executivo da ZETA - nossa associação quer aproveitar a virada que estamos vivenciando e reverter o rumo a políticas mais verdes".
A ZETA também pretende fazer com que os Estados Unidos recuperem o terreno perdido em relação à China e à Europa e quer empurrar a indústria automotiva para emissões zero graças também ao diálogo com Washington. Enquanto espera entender como conseguirá chamar a atenção das instituições para o setor, talvez alavancando também os planos de Biden para a eletrificação, a ZETA já conseguiu obter os primeiros resultados.
Qual? Por exemplo, colocou sob o mesmo teto a realidade de que empresas que até ontem não tinham relações amigáveis. Isso se refere em particular a Tesla, Rivian e Lucid Motors. Entre os dois primeiros relembramos a disputa por suposta espionagem industrial, e entre o primeiro e o terceiro, porém, o desafio da distância entre o Model S e o Ar sobre quem deveria assumir o papel de modelo de referência entre os grandes sedãs a bateria.
Assim que foi criada, a ZETA já tinha ideias claras sobre as linhas a seguir para atingir os objetivos traçados. São 5 pontos nos quais a associação baseará seu trabalho.
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