Se atualmente a situação já está difícil para as principais das montadoras em termos de adaptação às atuais regras de emissões na Europa, a próxima fase da norma antipoluição pode deixar tudo mais complicado. Com o objetivo de cumprir as metas estipuladas no Acordo de Paris, a União Europeia quer restringir de forma contundente os limites de CO2.
Esses padrões são definidos pela Comissão Europeia, que recentemente recebeu uma nova proposta elaborada por um conjunto de especialistas no assunto, chamado de Assessoria sobre Normas de Emissões de Veículos (AGVES). O novo regulamento proposto prevê um limite de emissões bem mais exigente para o Euro 7, que entra em vigor a partir de 2025.
O futuro regulamento ainda está em discussão e longe de ser concluído. Mas as metas ambiciosas preocupam bastante os principais fabricantes de automóveis com motores a gasolina e a diesel. Na prática, se tais medidas forem levadas a cabo, isso simplesmente levaria ao banimento dos carros a combustão a partir de 2025 na região.
No entanto, entidades que representam os fabricantes têm contestado essa mudança tão radical. Uma delas é a VDA (Associação Alemã da Indústria Automotiva), que faz um alerta:
"Com a introdução do padrão EU-7 planejado, a Comissão da UE banirá de fato os carros com motores de combustão a partir de 2025", disse Hildegard Müller, presidente da VDA.
Müller também disse que a mudança para os carros elétricos a bateria no curto prazo não é uma solução ideal, pois ainda falta infraestrutura de carregamento. Ele defendeu o investimento em combustíveis renováveis e em células de combustível em vez de proibições. "O problema não está no motor a combustão, mas no combustível", acrescentou.
Em tese, a legislação não proibiria os carros a combustão, mas os limites de emissões são tão baixos que na prática esses motores deixariam de ser competitivos, se tornando inviáveis para as montadoras, decretando o seu fim.
De acordo com as informações divulgadas pelo diário alemão Bild, os especialistas do Grupo de Assessoria sobre Normas de Emissões de Veículos (AGVES) estabeleceram as seguintes recomendações para a norma Euro 7:
A decisão final sobre o regulamento Euro 7 deve ser tomada pela Comissão Europeia até o fim de 2021.
Fonte: Electrive, HibridosyElectricos
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