O CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, parece ter um relacionamento saudável com o CEO da Tesla, Elon Musk. Na verdade, Diess dá a Tesla e Musk muito crédito quando se trata de carros elétricos. Ele disse há algum tempo que seria difícil competir com a empresa norte-americana, embora ele acredite que a Volkswagen tenha algumas vantagens importantes.
Em um novo esforço delineado pelo CEO da VW em uma postagem recente no blog do LinkedIn chamada "Como transformamos a Volkswagen", Diess se refere a uma "Missão T" para competir com a Tesla. Embora a postagem no blog seja longa e cubra muitas áreas, o foco aqui é usar a Audi como líder de transição. Diess pretende incumbir a marca de luxo alemã de desenvolver e compartilhar software e peças de EV para as 12 marcas do Grupo Volkswagen em um esforço para competir melhor com a Tesla daqui para frente.
Diess explica que organizou e implementou um workshop em novembro de 2015 com 42 executivos seniores do Grupo VW. O objetivo era apresentar uma lista de maneiras pelas quais a montadora pode competir melhor e, eventualmente, alcançar a Tesla. Um segundo workshop, apelidado de "Missão T" foi organizado em abril de 2020. Diess compartilha que a pergunta inicial do workshop foi: " O que temos que alcançar nos próximos seis meses para alcançar a Tesla em termos de tecnologia até 2024? "
Os resultados do workshop apontaram para a necessidade do Volkwagen de um carro elétrico novo e altamente eficiente produzido pela Audi. No entanto, o objetivo aqui é fazer com que a marca funcione mais como uma startup, com novas unidades organizacionais, crescimento da capacidade de software e a combinação de recursos de hardware e software em todo o grupo automotivo. Deiss chama isso de Projeto Artemis. Ele acredita que a VW deve mudar para este novo estilo de uma "startup bem financiada e não burocrática como a Tesla" para competir com o rápido ritmo de inovação da marca elétrica.
Diess espera obter um voto de confiança do conselho do Grupo VW, bem como uma prorrogação antecipada de seu contrato, que não está definido para expirar até 2023. Como sempre, deixe-nos seus comentários na seção de comentários abaixo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país