E a Audi segue com a eletrificação de sua gama na Europa. Depois do Q5, Q7 e Q8 receberem o trem de força híbrido plug-in, agora chegou a vez do Audi Q3, o SUV compacto com sua nova variante cupê: a partir da segunda semana de janeiro de 2021 estarão disponíveis no mercado europeu o Q3 45 TFSI e e o Q3 Sportback 45 TFSI e.
O motor híbrido corresponde ao já utilizado no Volkswagen Golf GTE. A potência do sistema é de 245 CV e ambas as variantes podem rodar até 51 km (Q3) ou 50 km (Q3 Sportback) no modo elétrico de acordo com o padrão WLTP. O plug-in Q3 custa exatamente 46.000 euros (R$ 291.000) e o correspondente Q3 Sportback 1.400 euros a mais (R$ 299.900). Em ambos os casos, os clientes podem requerer 6.750 euros (R$ 42.700) de subsídios.
O motor de combustão é o conhecido 1.4 TFSI com 150 CV associado a um motor elétrico com 85 kW (116 CV). O motor síncrono de imã permanente está acoplado na caixa de câmbio S-tronic de seis velocidades e manda a potência para as rodas dianteiras. Com 245 cv de potência e torque máximo de 40,8 kgfm, o conjunto permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e velocidade máxima de 210 km/h.
A partida é sempre elétrica, exceto em condição de frio extremo. A velocidade máxima no modo elétrico é de 140 km/h. No modo auto-híbrido, o sistema ajusta a cooperação entre o motor a gasolina e o motor elétrico. O motor elétrico ajuda nas ultrapassagens e elimina o turbo lag. Quando o acelerador é liberado, o carro desacelera na maioria das situações para recuperar energia.
Com um botão EV você pode alternar entre a condução híbrida e elétrica, e os modos com os nomes autoexplicativos Battery Hold e Battery Charge também podem ser acessados pela tela sensível ao toque.
O Audi Q3 PHEV pode ter a bateria de 13 kWh carregada com corrente alternada de uma tomada de 400 volts com apenas 3,6 kW. Isso significa que a bateria estará totalmente carregada após 3 horas e 45 minutos. O aplicativo myAudi pode ser usado para controlar o carregamento e o pré - condicionamento.
Devido ao alojamento das baterias, o compartimento de bagagem do Q3 PHEV diminui drasticamente de 530-1.525 litros no Q3 para apenas 380-1.375 litros e no Sportback de 530-1.400 litros para 380-1.250 litros.
O motorista tem à disposição o quadro de instrumentos convencional e o Audi Virtual Cockpit - disponível em dois tamanhos. Há também uma tela sensível ao toque de 10,1". Além dos componentes já mencionadas, a lista de itens de série inclui faróis de LED, climatização automática de duas zonas e ar condicionado estacionário.
O novo Audi Q3 2021 TFSI 45 e começa a ser vendido na Europa em janeiro e ainda não há data de lançamentos para outros mercados, como o Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris