Ao longo de sua campanha, o presidente eleito Biden prometeu repetidamente fazer da infraestrutura de veículos elétricos um componente central de seus planos para reduzir as emissões de carbono, além de ser uma força motriz para adicionar milhares de empregos técnicos bem remunerados à economia.
A BloombergNEF recentemente analisou de perto o plano de Biden de instalar 500.000 pontos de carregamento de veículos elétricos nos EUA até 2030 e concluiu que tal expansão na infraestrutura de carregamento de veículos elétricos poderia encorajar a venda de até 25 milhões de carros e picapes elétricos.
O relatório estima que o plano de Biden pode cobrir as necessidades de recarga de até 57% da demanda que os Estados Unidos terão até 2030. Claro, precisamos apontar que essas projeções são muito difíceis de prever com sucesso. Durante a última década, vimos muitas previsões para a taxa de adoção de carros elétricos, bem como avanços na tecnologia da bateria e muito poucos acabaram chegando perto de estar corretos.
Além disso, Biden não consegue fazer isso sozinho. Ele precisará obter a aprovação do Congresso para qualquer tipo de gasto em infraestrutura, e isso provavelmente será difícil, a menos que os dois candidatos democratas na disputa pelo Senado da Geórgia ganhem, dando aos democratas o controle do Senado, o que não é provável que aconteça.
Mas se Biden for de alguma forma bem-sucedido em levar adiante seu plano audacioso, adicionar 500.000 pontos de recarga até o final da década seria monumental e com certeza uma virada no jogo para a adoção em massa de veículos elétricos.
Meio milhão de estações de recarga até 2030 significaria cerca de 1.000 novas estações de recarga adicionadas nos EUA, todas as semanas durante os próximos nove anos. Isso é mais de 150 por dia, sete dias por semana, durante o resto da década.
De acordo com dados da BloombergNEF, os EUA estão atrás da China e da Europa no que diz respeito à infraestrutura de veículos elétricos. Esse investimento maciço em infraestrutura pelo governo Biden faria a diferença e provavelmente ajudaria a fechar a lacuna no que diz respeito à liderança da Europa sobre os EUA. No entanto, a China também está investindo pesadamente em infraestrutura pública de carregamento de veículos elétricos e é improvável que alguém chegue perto de igualar o investimento que os chineses estão fazendo.
Se Biden for bem-sucedido em levar adiante a agenda de carregamento de carros elétricos, só podemos esperar que eles busquem o conselho de especialistas em infraestrutura e indústria de veículos elétricos veteranos. Existe a questão da instalação de infraestrutura de carregamento EV e também a questão de se fazer isso de forma adequada e, bem, podemos apenas dizer que a história nos mostra que o governo não tem um bom histórico quando se trata de financiamento de estações de carregamento de veículos elétricos.
Fonte: BloombergNEF via Bloomberg Green
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