Por mais surpreendente que possa parecer, a Audi ainda não tinha começado a produzir veículos totalmente elétricos na Alemanha, até agora. O início da produção do E-Tron GT na fábrica de Neckarsulm representa a primeira vez que um carro de emissão zero da marca das quatro argolas está sendo montado em seu país de origem.
Com previsão de vendas no segundo trimestre de 2021, a versão de produção do elétrico ainda nem estreou, mas a Audi anunciou que sua produção já está em andamento. As linhas de montagem da Audi the Böllinger Höfe são responsáveis pelo trabalho de montagem em um processo neutro em carbono, graças ao uso de "ecoeletricidade" e energia de fontes regenerativas.
"Como modelo de referência elétrico e esportivo do portfólio de produtos Audi, o E-Tron GT também é perfeito para a unidade de Neckarsulm, especialmente para a unidade de produção de carros esportivos da Böllinger Höfe," disse o gerente da fábrica Helmut Stettner.
Esta é a fábrica onde as versões híbridas plug-in do A6, A7 e A8 também são fabricadas, tornando-a a fábrica com a maior densidade de modelos eletrificados para Audi.
"Com o Audi E-Tron GT, estamos produzindo o primeiro carro totalmente elétrico da marca a ser construído em uma unidade de produção alemã e, portanto, estamos dando mais um passo gigante em direção ao futuro."
A Audi deu uma dica sobre seu rival Tesla Model S em março de 2018 e depois mostrou um protótipo quase em formato de produção durante o Salão do Automóvel de Los Angeles no final daquele ano. O elétrico ainda não foi revelado por completo, mas a montadora divulgou uma infinidade de fotos e vídeos com carros de teste camuflados.
Acreditamos que a estreia definitiva do E-Tron GT ocorrerá apenas algumas semanas antes de seu lançamento no mercado europeu durante o segundo trimestre de 2021. Vários meses depois, ele deve chegar aos Estados Unidos com um preço inicial estimado de cerca de US$ 100.000, provavelmente prejudicando o Porsche Taycan com alguns mil dólares.
Com lançamento confirmado pela Audi para o Brasil, o e-tron GT deve desembarcar por aqui até o fim do ano que vem. A novidade é que a marca alemã acabou de confirmar que também teremos a versão de alto desempenho e-tron GT RS, que ainda nem foi revelada de forma oficial, mas deve ser apresentada pouco tempo depois do e-tron GT regular.
Fonte: Audi
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi E-Tron GT 2025 estreia como o carro mais rápido já feito pela marca
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Audi RS e-tron GT ganhará versão Performance com mais de 700 cv
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Já dirigimos: Audi e-tron GT quattro era o que faltava ao Porsche Taycan
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Carros elétricos terão autonomia mais baixa no futuro, diz CEO da Audi