Carro elétrico russo impressiona: bom desempenho e conforto ao volante
Com proposta urbana, subcompacto tem condução autônoma nível 3 e autonomia de 250 km
Os carros elétricos estão se expandindo, e não apenas naChina, ao que parece. E desta vez é a empresa russa Kamaz, em conjunto com a Politécnica de São Petersburgo, que vem a público mostrar a sua alternativa para o segmento. Chama-se Kama-1 e é um veículo de três portas e 4 lugares, que segundo as declarações da empresa está pronto para entrar em produção.
O projeto foi lançado em dezembro de 2018 e, em particular, atingiu a fase do modelo de pré-produção industrializada, que pretende bater de frente com o "clássico" carro de baixo custo asiático.
Até 250 km de autonomia
O Kama-1 deve ser equipado com bateria de íon-lítio de 33 kWh que garante autonomia de 250 km. Será impulsionado por um motor com potência suficiente para o porte do carro, capaz de entregar cerca de 110 cv. Graças a este trem de força, o carro urbano deve acelerar de 0 a 100 em 6,7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 150 km/h.
Galeria: Kamaz Kama 1 - carro elétrico russo
- Bateria: 33 kWh
- Carregamento: 6 horas (DC); 20 minutos (AC, a 50 kW)
- Autonomia: 250 km
- Potência máxima: 110 cv
Olhando pelas dimensões externas verifica-se que o Kama-1 tem 3,67 metros de comprimento, 1,7 metro de largura e 1,6 metro de altura, com uma altura do solo de 16 cm, um pouco elevada mas eficaz para evitar impactos desagradáveis contra a bateria, montada sob o assoalho, ao rodar nas estradas difíceis da Rússia.
Como um 500 elétrico?
O carro, como mencionado, não é proposto como um impulso de baixo custo e além do excelente desempenho, ele terá uma lista de equipamentos bem recheada. Terá faróis e lanternas de LEDs e, por dentro, um moderno sistema de informação e entretenimento com um monitor 9" curiosamente centralizado no volante. O carro elétrico urbano também será equipado com sistemas de assistência ao motorista de Nível 3, embora na Europa apenas o Nível 2 ainda seja permitido.
Design à parte, porque o Kama-1 é muito quadrado, o carro quase parece uma interpretação soviética do Fiat 500 elétrico. Ou melhor, o carrinho elegante e cheio de estilo, além de emissões zero. Possui interior em couro e controles de toque também na parte externa, para abrir o porta-malas e o compartimento do motor.
O preço esperado (que não será tão baixo como no caso do igualmente russo Zetta), é um verdadeiro divisor de águas para o sucesso de muitos carros desse tipo, mas a revolução elétrica não deixa ninguém indiferente, nem mesmo a Rússia, que com carros em bateria poderia fazer renascer uma tradição automotiva que nunca se recuperou de verdade após o colapso da União Soviética.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
Mobilidade elétrica no Brasil: crescimento, investimentos e futuro promissor
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado