O compacto urbano Made in Italy zero emissão continua fazendo sucesso. O Fiat 500 elétrico, primeiro representante desta tendência (excluindo modelos exclusivos e supercarros), já mostrou que é resultado de uma receita vencedora nos últimos meses. E prevíamos que poderia ser elogiado em outros mercados.

E o carro da Fiat confirma isso novamente ao ganhar o Red Dot Award 2020, um cobiçado reconhecimento que confirmou sua excelência em design, e o Best Design 2020, concedido pela tradicional revista alemã Auto Motor und Sport.

Galeria: Fiat 500e

Europa aprecia

O Fiat 500 elétrico (veja as impressões ao dirigir clicando aqui) continua recebendo prêmios internacionalmente. Na França, por exemplo, foi premiado com o "Green Car" durante o Automobile Awards 2020, um reconhecimento que veio de um júri de especialistas do setor, entusiastas e motoristas que também viram o ator Arnauld Ducret entre os convidados.

O sucesso transalpino foi adicionado pouco depois do sucesso britânico concedido pelo site DrivingElectric, que premiou o city car de Turim com o Carro do Ano e Melhor Carro Elétrico Compacto pelo design, tecnologia, autonomia e preço atraente na versão de entrada Action, uma variante que difere do resto da gama também por uma bateria menor e desempenho ligeiramente reduzido.

A chave para o sucesso

O Fiat 500 elétrico é apreciado por uma série de recursos. Certamente o design, uma reinterpretação original e voltada para o futuro de um estilo que faz sucesso desde 2007, ano de seu renascimento. Mas também para a gama versátil, com as três variantes de carroceria que viram o acréscimo da inédita versão 3 portas, que se junta ao hatchback e ao cabrio.

  • Bateria : 42 kWh
  • Carregamento : até 85 kW
  • Alcance : 320 km
  • Potência máxima : 118 cv
  • Velocidade máxima : 150 km/h
  • 0-100 : 9 segundos

Apesar de compacto, o carro está equipado com uma honesta bateria de 42 kWh que garante autonomia de 320 km (WLTP) e que aciona um motor elétrico de 118 cv que permite acelerar de 0 a 100 em 9 segundos (para o 0-50 km/h leva apenas 3 segundos) e atinge uma velocidade máxima de 150 km/h.

Com lançamento no Brasil confirmado para 2021, embora ainda sem uma data de estreia, o Fiat 500 elétrico pode ser o primeiro carro eletrificado da FCA em nosso mercado, caso seja lançado antes da versão híbrida plug-in do Jeep Compass também prometido para nosso mercado no ano que vem.

Galeria: Fiat 500 elétrico 3 portas