Quando Oliver Zipse chegou ao comando da BMW há menos de dois anos, ele assumiu a liderança com uma tarefa muito específica: acelerar a transição energética. Hoje, o número um da Casa de Munique confirma os planos e conta como a empresa está focada no desenvolvimento de carros elétricos, concebidos como puros elétricos e híbridos plug-in.
"Estamos crescendo significativamente no campo dos carros movidos a bateria - disse o executivo ao jornal alemão Augsburger Allegemeine - e entre 2021 e 2023 produziremos 250.000 carros eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) a mais do que o esperado".
A meta da BMW, segundo declarações do próprio Zipse, é chegar a 2023 com carros "on tap" que representarão 20% de toda a produção. Um grande passo se você considerar que em 2020 a participação de emplacamentos desse tipo de carro era de 8%.
O chefão da marca bávara está convencido de que o objetivo é tangível, mas para facilitar a expansão dos carros elétricos ele pede - como muitos fabricantes - que seja dada atenção especial ao desenvolvimento da infraestrutura de carregamento, que ainda está por trás do desenvolvimento do segmento. (especialmente olhando para a onda de novos modelos elétricos chegando).
Mas vamos olhar para o futuro, limitando-nos aos modelos puramente elétricos que a empresa pretende colocar no mercado nos próximos anos. Ao lado dos novos iX3 e iX e dos i3 e i8 que se preparam para sair de cena (o primeiro esperando por um substituto que poderia se chamar iX1, o outro talvez aposentado definitivamente), outros modelos de emissão zero serão lançados.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028