A AMG se rende ao mundo da eletrificação. Nasceu como preparadora independente e depois foi absorvida pela Mercedes, tornando-se um desdobramento dedicado à criação de carros de altíssima performance e até hoje construiu sua fama em potentes motores V12, V8 e, ao longo dos anos, até com blocos menos exagerados, mas com desempenho similar graças à chegada da superalimentação e muita tecnologia.
Pois bem, hoje a AMG dá um salto para o futuro e apresenta a divisão interna E Performance, que abre uma nova era para a marca em termos de elétricos e híbridos. A notícia já havia vazado parcialmente no passado, mas agora é oficial. E com o selo Lewis Hamilton.
O primeiro carro a tirar proveito da tecnologia proveniente da divisão E Performance será o AMG One, um hipercarro que terá 275 unidades - todas já vendidas pela modesta quantia de 2,7 milhões de euros (R$ 17,1 milhões) - que utiliza inúmeras tecnologias da Fórmula 1, incluindo o mesmo propulsor V6, mas que também está equipado com um sistema híbrido plug-in.
O hipercarro está equipado com um propulsor 6-cilindros a gasolina aliado a quatro unidades elétricas dispostas nos dois eixos: na frente é equipado com dois motores de 163 cv cada, e atrás um motor de 163 cv e outro de 122.
Para lançar esta nova divisão E Performance, a AMG conta com, como mencionado, um testemunho excepcional de Lewis Hamilton, 7 vezes campeão da Fórmula 1, que parece cada vez mais interessado no mundo das emissões zero, como evidenciado pelo nascimento de sua equipe para competir na nova Série Extreme E, entre outras coisas com um piloto excepcional como Sebastien Loeb.
Mas o hipercarro One é apenas o primeiro de uma série de novos modelos eletrificados que a AMG apresentará no cronograma. A marca anunciou que dois outros carros E Performance foram aprovados e estão atualmente em desenvolvimento. As apostas estão abertas...
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG fará seu próprio SUV elétrico de alto desempenho
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Mercedes-AMG EQE 53 SUV chega ao Brasil com 625 cv por R$ 894.900
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Mercedes-AMG EQS 53 chega ao Brasil por R$ 1.350.900; veja as impressões
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Supercarro elétrico Mercedes-AMG tem visual antecipado e chega em 2025