Tesla Model Y 'Made in China' tem quase 30% de margem de lucro, diz análise
Em comparação com a média da indústria de 8-10 por cento em veículos de luxo, a margem de quase 30% é excelente
De acordo com uma análise recente da Guosen Securities, o Tesla Model Y produzido na Gigafactory Xangai da empresa na China tem uma margem de lucro bruto de 29,4%. A empresa fez um levantamento para descobrir o custo de produção do modelo e o comparou com o preço de varejo atual do crossover elétrico.
A Tesla lutou para conseguir ter lucro durante anos. Atualmente está bastante ocupada se preparando agressivamente para o futuro e tentando produzir carros elétricos a um custo razoável para que possa vendê-los para as massas. Os carros normalmente não são muito lucrativos, especialmente quando comparados com outros produtos. Isso é ainda mais verdadeiro para os elétricos, cuja produção é muito cara, ao menos por enquanto.
Galeria: Tesla Model Y 2020
Sabemos que as margens da Tesla estão melhorando, uma vez que ela relatou lucro nos últimos cinco trimestres consecutivos. No entanto, esse lucro também é fruto de um volume de produção e entregas maiores, além da entrada de créditos regulatórios. A maioria das vendas da Tesla agora vem de seu Model 3, bem como do mais novo Model Y. Como a empresa agora está vendendo carros mais baratos em vez de seus modelos principais, o volume e a margem de lucro são fundamentais.
De acordo com a matéria publicada pela Teslarati, a empresa diz que o Model Y feito na China custa ¥ 237.930 (R$ 195.600) para ser produzido. A Tesla está vendendo o SUV elétrico na China por ¥ 339.900 (R$ 280.400). Isso não apenas sugere que a Tesla terá um grande lucro com a venda do modelo no país asiático, mas também significa que a montadora pode facilmente reduzir o preço daqui para frente, o que ela já fez com outros modelos no passado.
Em comparação com a média da indústria de cerca de 8-10 por cento de margem bruta em veículos de luxo, a margem de quase 30% do Model Y é excelente. Relatórios anteriores sugeriram que o Model 3 Standard Range Plus, fabricado na China, tem um desempenho ainda melhor, com uma margem de lucro bruto próxima a 40%. A Tesla China reduziu o preço do Model 3 desde a época dessa informação.
Fonte: Teslarati
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla: exemplo para fabricantes tradicionais simplificarem a montagem
VinFast registra microcarro e picape elétrica no Brasil; será que vem?
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano
Acidente com ônibus elétrico em SP reforça segurança das baterias
Bateria do carro elétrico sofre mais com o calor do que com o frio
BYD Dolphin Plus: o primeiro carro elétrico com 5 estrelas no Latin NCAP
Tesla mostra sua linha de veículos elétricos em foto "Viagem em família"