A Renault Trucks lançou recentemente mais um modelo de caminhão totalmente elétrico D Wide ZE na Suíça, que foi adquirido pelo transportador local Rhyner Logistik.

Um fato interessante sobre esse projeto em particular é que a empresa Rhyner Logistik fez uma adaptação para o caminhão com painéis solares (26) no teto para alimentar a unidade de refrigeração do veículo.

Não foi divulgado quanta energia os painéis solares poderão armazenar (alguns kW no pico, acreditamos), mas é uma ideia brilhante converter a luz do sol (que normalmente aqueceria o veículo) em eletricidade para resfriar a carga.

"Para levar sua abordagem virtuosa um passo adiante, a Rhyner Logistik decidiu instalar painéis solares na carroceria do veículo para fornecer energia verde para a unidade de refrigeração. Este sistema é particularmente adequado para transporte com temperatura controlada, porque é quando as temperaturas externas são altas - e o sol é, portanto, forte - que o resfriamento é mais necessário."

Naturalmente, seria ótimo alimentar todo o veículo dessa forma, mas isso não acontecerá mesmo se os painéis tiverem 100% de eficiência. Para rodar, ele deve recarregado com uma fonte externa de eletricidade, obviamente com maior capacidade. 

Acreditamos que o Wide ZE de 26 toneladas D atenderá às expectativas. A Rhyner Logistik opera uma frota de 100 caminhões, portanto a eletrificação do restante de sua frota vai depender dos resultados positivos deste primeiro modelo.

Caminhões Renault: especificações D Wide ZE de 26 toneladas:

  • Autonomia operacional no mundo real: até 180 km
  • Armazenamento de energia: baterias de íon-lítio, 200-265 kWh
  • GVW: 26 toneladas. Peso: 27 toneladas
  • Distância entre eixos: 3.900 mm
  • Dois motores elétricos com uma classificação total de 370 kW (saída contínua de 260 kW)
  • Torque máximo dos motores elétricos: 850 Nm
  • Caixa de câmbio de duas velocidades
  • Uma versão rebatizada do Volvo FE Electric

Galeria: Caminhões Renault: Z.E. caminhões elétricos e vans