A Renault Trucks lançou recentemente mais um modelo de caminhão totalmente elétrico D Wide ZE na Suíça, que foi adquirido pelo transportador local Rhyner Logistik.
Um fato interessante sobre esse projeto em particular é que a empresa Rhyner Logistik fez uma adaptação para o caminhão com painéis solares (26) no teto para alimentar a unidade de refrigeração do veículo.
Não foi divulgado quanta energia os painéis solares poderão armazenar (alguns kW no pico, acreditamos), mas é uma ideia brilhante converter a luz do sol (que normalmente aqueceria o veículo) em eletricidade para resfriar a carga.
"Para levar sua abordagem virtuosa um passo adiante, a Rhyner Logistik decidiu instalar painéis solares na carroceria do veículo para fornecer energia verde para a unidade de refrigeração. Este sistema é particularmente adequado para transporte com temperatura controlada, porque é quando as temperaturas externas são altas - e o sol é, portanto, forte - que o resfriamento é mais necessário."
Naturalmente, seria ótimo alimentar todo o veículo dessa forma, mas isso não acontecerá mesmo se os painéis tiverem 100% de eficiência. Para rodar, ele deve recarregado com uma fonte externa de eletricidade, obviamente com maior capacidade.
Acreditamos que o Wide ZE de 26 toneladas D atenderá às expectativas. A Rhyner Logistik opera uma frota de 100 caminhões, portanto a eletrificação do restante de sua frota vai depender dos resultados positivos deste primeiro modelo.
Caminhões Renault: especificações D Wide ZE de 26 toneladas:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Renault 4 e Renault 5: Veja as semelhanças e diferenças dos novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Renault Twingo E-Tech antecipa elétrico estiloso e com o Brasil no radar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Renault 4 elétrico resgata história de sucesso atualizada