Representação de uma mudança profunda na estrutura da Renault, o plano estratégico RENAULuTion foi revelado nesta quinta-feira (14) pelo CEO da empresa, Lucas de Meo. Além de preparar a marca francesa para a transição energética, ele também encampa o lançamento de sete carros elétricos da marca até 2025.
É importante destacar que os 7 lançamentos se referem apenas a modelos da própria Renault, não considerando as demais marcas como Dacia e Alpine, entre outras. Na verdade, não se trata meramente de um cronograma de lançamentos e sim de uma reorganização para tornar a empresa mais ágil e direcionada às demandas do futuro, como serviços de mobilidade e eletrificação.
De acordo com o plano, o primeiro a chegar ao mercado será o Megane elétrico, antecipado pelo belo e interessante conceito Renault eVision que será construído na plataforma CMF-EV (a mesma utilizada pelo Nissan Ariya). O modelo terá porte e proposta para encarar as versões mais caras do Volkswagen ID.3, por exemplo, e chegará ao mercado em 2022.
No mesmo ano, a marca lançará o utilitário novo Kangoo ZE, que promete trazer inovações como lateral sem coluna B para melhor acesso e uma ampla gama recursos tecnológicos impensáveis na geração atual do veículo comercial.
Para 2023, a novidade será a versão de produção do Renault 5 Protoype, um carro elétrico inspirado no clássico R5. Com estilo retrô e soluções interessantes no design, ele também promete ser um modelo acessível, de acordo com a marca.
Logo em seguida será a vez do SUV elétrico com cerca de 4,60 metros de comprimento baseado no primo Nissan Ariya. Ele irá ocupar o topo da gama de elétricos da Renault e terá visual inspirado no conceito Renault Morphoz Concept para enfrentar rivais como o Volkswagen ID.4, por exemplo.
Nos dois anos seguintes haverá o lançamento de mais dois veículos elétricos comerciais. Eles ainda não foram revelados, mas acreditamos que seja uma variante elétrica do Renault Trafic e a uma nova geração do Master. Para 2025 ainda é esperado o lançamento de um SUV elétrico de maior porte, do segmento B.
Tudo isso para chegar a 2025 com uma gama totalmente nova. Ao todo, a marca francesa irá colocar no mercado 14 novos modelos, sendo 7 totalmente elétricos. Eles servirão para reposicionar as marcas do grupo, fortalecendo sua presença no segmento B, que continua sendo o ponto chave, mas chegando a um mix em que 45% das vendas serão representadas por carros dos segmentos C e D para aumentar a rentabilidade.
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