O ano de 2021 promete ser o ano da multiplicação da quantidade de carros elétricos no mercado, principalmente na Europa e na China. E isso é bom para os motoristas que desejam migrar para veículos com emissão zero, pois com um leque de opções cada vez maior, ficará cada vez mais fácil a transição para a mobilidade elétrica.
Entre os destaques dos carros elétricos para 2021, haverá, sem dúvida, dois modelos com proposta urbana que já conhecemos bem nas versões com motores a gasolina, mas que deverão atrair olhares trocando o motor por uma bateria. Se o Renault Twingo Electric (ou Twingo ZE) já está disponível no Velho Continente desde novembro de 2021, sua estreia pode ser ofuscada a partir do início deste ano com a chegada do Fiat 500 elétrico. Então, para saber quem leva a melhor entre os dois subcompactos, nossos amigos do InsideEVs França colocaram os dois modelos lado a lado em um comparativo. Confira!
Para este primeiro quesito de comparação entre os dois carros, vamos nos concentrar no visual. O que muitas vezes provoca uma atração ou não por um carro. E se os dois carros têm algumas semelhanças estéticas, incluindo um físico arredondado e dimensões quase idênticas, há um que deve ganhar todos os votos: é o pequeno italiano.
Já o Twingo elétrico, que praticamente não difere da versão a combustão, assume o papel de reestilização do modelo 2019, com muito sucesso. Mas o charme neo-retrô do 500 ainda funciona bem. E também tem uma vantagem sobre o seu concorrente francês: é a versão com apenas 3 portas, onde o Twingo, de 5 portas, perde um pouco de sensualidade de perfil ao inserir duas portas de cada lado.
Não esqueçamos também que nossa versão de teste do Fiat 500e possui um acabamento Icon Plus, bastante recheado, com esta pintura em Cloud Grey acetinado bem atraente. Veremos isso no final da matéria, mas o preço dos dois modelos aqui apresentados também é muito diferente.
A questão do visual é sempre muito subjetiva, mas para nós o ponto vai para o Fiat 500e.
FIAT 500 | RENAULT TWINGO | |
Comprimento | 3,63 metros | 3,62 metros |
Largura |
1,68 metros |
1,65 metros |
Altura | 1,53 metros | 1,56 metros |
Distância entre eixos | 2,32 metros | 2,49 metros |
Vantagem: Fiat 500 elétrico
Dois quartos, dois ambientes. Essa expressão um tanto trivial resume a diferença entre os dois moradores da cidade. Se um é mais confortável, mais imponente, mais lisonjeiro, o outro, mais despojado, é muito mais acolhedor em termos de espaço. Você terá reconhecido o Fiat 500e em primeiro lugar, e o Renault Twingo Electric em segundo.
Quanto ao ambiente interno, o toque de amarelo no nosso Twingo (opcional a 150 euros / R$ 950,00) e os bancos listrados não são suficientes para esconder que ele ainda é bastante simplório. Sentimo-nos muito mais à vontade no Fiat 500e, mais imponente e melhor acabado com plásticos rígidos menos desagradáveis ao toque. Até o tamanho da tela de 10,25 polegadas, em comparação com as 7 polegadas no Twingo, faz uma grande diferença. Além disso, o Fiat 500 substitui a instrumentação atrás do volante por uma tela de 7 polegadas, onde o Twingo mantém um velocímetro convencional.
Vale lembrar, entretanto, que em suas respectivas versões de entrada, os dois modelos não possuem uma tela central.
Por outro lado, há um ponto em que nosso Fiat 500 não pode competir com o Twingo: a habitabilidade. A distância entre eixos do Twingo é muito maior, com 17 cm adicionais, mesmo que o francês seja 1 cm menor no comprimento, é muito mais acolhedor para os passageiros que vão atrás. E acima de tudo, possui portas traseiras que evitam contorcionismos para se espremer na parte de trás do 500. Ou ainda pegar um objeto deixado no banco.
A Fiat tem a solução com um 500 3+1, com porta traseira oposta e sem coluna central para facilitar o acesso. Ainda não o testamos, por isso é difícil avaliar, mas o city car italiano também não é mais alto e a distância entre eixos é a mesma. Portanto, ainda não deveria superar o Twingo.
Em porta-malas, novamente o Twingo se sai melhor que seu concorrente transalpino, oferecendo 240 litros, contra 180 litros do italiano.
FIAT 500 | RENAULT TWINGO | |
Volume do porta-malas | 185 a 550 litros | 240 a 980 litros |
Se o Fiat 500 é mais imponente e com melhor acabamento interno do que o Twingo Electric, este último ainda marca o ponto por seu espaço interior muito superior ao seu concorrente italiano.
Vantagem do Renault Twingo elétrico
Chegou a hora de confrontar os dois modelos na estrada. Só que para este primeiro confronto devemos nos atentar para um desequilíbrio entre eles: por um lado o nosso 500 tem uma bateria de 42 kWh desenvolvendo 118 cv e 22,4 kgfm de torque, por outro o Twingo tem uma bateria de 21,4 kWh com 81 cavalos e 16,3 kgfm.
Enquanto esperávamos pela versão de 23,7 kWh do Fiat 500e, que poderá competir melhor com a única versão do Twingo elétrico do catálogo, o nosso 500 testado agora nos impressionou bastante em comparação com o francês. Mais animado, com melhor isolamento acústico e melhor dinâmica, é mais agradável de conduzir.
Por outro lado, o Twingo está se saindo muito melhor no exercício do diâmetro de giro, um ponto importante para quem mora nas cidades. Como o motor fica atrás, ele tem mais espaço na frente para girar as rodas. E com apenas 8,6 metros de raio, ela é uma campeão! O que não significa que o 500 não seja bom. Mas não é tanto.
Em termos de autonomia, também é difícil comparar os dois carros urbanos que passaram em nossas mãos porque o italiano reivindica 312 km nesta versão testada de 42 kWh, contra 190 km do Twingo. Porém, em uma viagem de 50 km em um circuito misto de cidade, estradas nacionais e autopistas, a uma velocidade média de 64 km/h, o Fiat 500 consumiu um pouco menos: 15,9 kWh/100 km contra 16,1 kWh/100 km.
Lembre-se que o elétrico Fiat 500 Action, na versão de entrada, tem bateria de 23,7 kWh, motor elétrico com potência de 95 cv e autonomia declarada de 185 km: que se encaixa mais nos padrões deste Twingo elétrico. Por outro lado, não estará disponível na versão 3 + 1, nem como Cabrio.
FIAT 500 42 kWh (23,7 kWh) | Renault Twingo | |
Potência | 87 kW / 118 hp (70 kW / 95 cv) | 60 kW / 82 cv |
Bateria | 42 kWh (23,7 kWh) | 22 kWh |
Autonomia mista (WLTP) | 320 km (185 km) | 190 km |
Raio de giro | 9,7 metros | 8,6 metros |
0 a 100 km/h | 9 segundos | 12,9 segundos |
Carga máxima | 85 kW (50 kW) | 22 kW |
Vantagem Fiat 500 elétrico
Dadas as diferenças entre os dois modelos que enfrentamos, é difícil compará-los de forma justa. Com sua bateria, potência e alcance muito maiores, o Fiat 500e também é muito mais caro que seu concorrente. Mas o preço de entrada para cada um dois carrinhos urbanos não está tão distante: € 21.350 (R$ 135.900) para o Twingo elétrico, € 24.500 (R$ 156.000) para a 500e Action.
FIAT 500 | RENAULT TWINGO | |
Preço inicial | 24.500 € / R$ 156.000 (23,7 kWh) | 21.350 € / R$ 135.900 (Life) |
Versão testada | 31.500 € / R$ 200.500 (Icon Plus) | 25.850 € / R$ 164.500 (Intense) |
Vantagem Renault Twingo
Obviamente, nosso jogo do dia está um pouco desequilibrado porque para ser justo com o Twingo, teríamos que avaliar o 500 Action de 23,7 kWh. Mas este último, que chegará em 2021, ainda não está disponível para teste... Teremos que ter um pouco de paciência!
No entanto, esta primeira partida entre os dois atores urbanos de 2021 termina em empate! O Fiat 500 vence quando se trata de aparência externa e dirigibilidade, onde o Twingo ganha pontos pelo maior espaço interno e menor preço. Cada um tem seus próprios argumentos!
Mas se tivéssemos que escolher um, ainda teríamos preferência por este novo Fiat 500, no qual o motor elétrico coube como uma luva e pelo seu visual único!
RECOMENDADO PARA VOCÊ
10 carros elétricos mais baratos à venda no Brasil em 2023
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Abarth 500e, esportivo EV, ganha novas versões de entrada e topo
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Lista: os 10 carros elétricos 0km mais baratos à venda no Brasil
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Stellantis ultrapassa a Tesla nas vendas de carros elétricos na Europa