Em um anúncio bastante discreto sobre não ter conseguido atingir as metas de emissões de CO2 da frota europeia em 2020, a Volkswagen deixou escapar algumas informações cruciais sobre os modelos futuros. A empresa confirma que o ID.4 GTX focado no desempenho e a variante inspirada no cupê ID.5 chegarão ao mercado em 2021. Faz parte da meta de lançar 20 novos veículos elétricos até 2025.
O ID.4 GTX terá um trem de força mais potente que será capaz de empurrar o crossover de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. No entanto, esse desempenho virá com uma autonomia inferior aos 402 km da versão padrão. A estreia provavelmente será no segundo trimestre, antes de chegar à venda na Europa alguns meses depois - ainda não há datas definidas para os demais mercados.
Enquanto o ID.4 regular está longe de ser quadradão, se você preferir uma aparência mais elegante, então o ID.5 é a versão que provavelmente irá agradar mais. Este crossover de estilo cupê também usa a plataforma MEB, e todos os sinais apontam para os dois modelos compartilhando as mesmas opções de trem de força. A principal diferença entre eles é o estilo revisado com uma linha do teto arqueada para dar ao modelo uma aparência mais aerodinâmica.
O ID.4 será o primeiro da nova família de veículos elétricos da VW a chegar aos Estados Unidos. Depois de um certo atraso, ele chegará à América do Norte no primeiro semestre de 2021. O modelo vem de fábrica com uma bateria de 82 kWh. O trem de força básico consiste em um motor montado na parte traseira que produz 204 cv (150 kW) e 31,7 kgfm de torque. Há também uma variante com tração nas quatro rodas com 306 cv (225 kW).
Para dar mais ênfase à tecnologia, o veículo vem com uma tela de informação e entretenimento de 10,0" e uma tela de 12,0" no pacote opcional Statement. O pacote de segurança inclui alerta de colisão frontal com monitoramento de pedestres, monitoramento de ponto cegos, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo.
O ID.4 começa em US$ 39.995 (R$ 218.600), e o modelo de tração nas quatro rodas sai por US$ 43.695 (R$ 238.800). No caso dos Estados Unidos os carros elétricos da Volkswagen ainda se qualificam para o crédito fiscal federal de US$ 7.500 (R$ 41.000).
Fonte: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos