Cumprindo sua promessa de expansão para novos mercados globais, a Tesla lançou oficialmente seu site de vendas em Israel, com a previsão de entrega dos primeiros carros ainda em fevereiro e chamando a atenção para os preços mais baixos do que esperado para este mercado, principalmente no caso do Tesla Model 3.
Os carros da marca serão comercializados pela própria Tesla online e podem ser vistos nos showrooms da empresa nas principais cidades do país. A imprensa local relata que fontes do mercado acreditam que a montadora de Elon Musk já tenha centenas de pedidos no país do Oriente Médio que também contará com o apoio de uma empresa local para os serviços de reparos.
De forma semelhante ao que ocorreu na China, a Tesla surpreendeu os israelenses pelo preço mais baixo que o esperado. Por exemplo, o Tesla Model 3 na versão Standard Range Plus custa NIS 169.990 (R$ 280.300), cerca de US$ 51.500. Pode parecer alto em comparação a alguns países, mas para o mercado local é bem atrativo - para efeito de comparação o Hyundai Ioniq vendido por lá custa a partir de NIS 136.000 (R$ 224.300).
Quando a Tesla cogitou lançar o Model 3 em Israel, o preço inicial esperado era algo em torno de NIS 250.000 (R$ 412.300), o equivalente a US$ 75.800. A versão mais cara Performance era esperada por NIS 350.000 (R$ 577.200), mas começa em 'apenas' NIS 219.990 (R$ 362.800), o que equiva a US$ 66.700.
Embora o mercado local de carros elétricos ainda seja reduzido (cerca de 1% do total), a imprensa relata que a Tesla chegou dando uma sacudida no mercado. A prova do sucesso é que os clientes da já congestionaram o configurador on-line da Tesla no começo desta semana, no dia de seu lançamento e é altamente provável que a primeira remessa, que deve chegar a Israel dentro de algumas semanas, já esteja esgotada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país