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Hyundai mostra robô autônomo que pode 'caminhar' por terrenos inacessíveis

Veículo elétrico não tripulado Tiger pode funcionar com tração nas quatro rodas ou até 'caminhar' para superar obstáculos

Hyundai Tiger X-1 Ultimate Mobility Vehicle Trail

Dando sequência ao desenvolvimento do que a marca chama de Ultimate Mobility Vehicle (UMV), a Hyundai agora revela o TIGER (Transforming Intelligent Ground Excursion Robot), que na prática é um robô de excursão terrestre inteligente projetado para transportar vários tipos de carga útil ao percorrer terrenos remotos e inacessíveis.

O projeto TIGER está sendo desenvolvido pelo New Horizons Studio do Hyundai Motor Group, com sede em Mountain View, Califórnia. O estúdio foi estabelecido no final de 2020 para desenvolver UMVs com base na liderança em pesquisa e inovação do Vale do Silício e outros centros de inovação. 

"Veículos como o TIGER e as tecnologias que os sustentam nos dão a oportunidade de empurrar nossa imaginação", disse o Dr. John Suh, chefe do New Horizons Studio."Estamos constantemente procurando maneiras de repensar o design e desenvolvimento de veículos e redefinir o futuro do transporte e da mobilidade."

Galeria: Hyundai Tiger X-1 - UMV

Projetado para funcionar como uma plataforma de exploração científica móvel em locais remotos e extremos, o TIGER é baseado em uma arquitetura de plataforma modular, com recursos que incluem um sofisticado sistema de locomoção de pernas e rodas, controle direcional de 360 ​​graus e uma gama de sensores para observação remota. 

Ele também poderá se conectar com veículos aéreos não tripulados (UAVs), que podem transporta-lô a locais inacessíveis. Um grande compartimento de carga alojado em seu interior pode ser usado para transportar mercadorias ou até mesmo entregar pacotes de ajuda em situações de emergência. 

As articulações das rodas como se fossem pernas permitem que o TIGER enfrente uma variedade de situações extremas, mantendo a carga útil mais nivelada do que um veículo terrestre típico: com as pernas retraídas, ele se move como um veículo com tração nas quatro rodas e quando fica preso ou precisa se deslocar em um terreno intransitável, usa sua capacidade de caminhar para se soltar ou circular com mais facilidade - um modo de locomoção já mostrado no conceito Elevate durante a Consumer Electronic Show (CES) em 2019. 

A primeira versão do TIGER é o X-1 (o X significa experimental) e reúne uma ampla gama de conhecimentos tecnológicos e de design. O projeto está sendo liderado pelo New Horizons Studio do Hyundai Motor Group, que trabalha em parceria com a Autodesk, uma empresa líder de software de projetos de engenharia. 

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