Em comunicado, a Volvo anuncia que está se unindo ao projeto Ecovaga, uma iniciativa idealizada entre a Estapar, a maior rede de estacionamentos do País, e a empresa de soluções energéticas Enel X, para a criação da primeira rede de carregamento semi-pública para veículos híbridos plug-in e elétricos do País.

"Cada dia mais a Volvo Car Brasil quer transformar a indústria com a eletrificação. Estamos investindo na estrutura de carregadores para que possamos dar confiança, quebrar barreiras e possibilitar cada vez mais facilidade para proprietários de veículos híbridos e elétricos, não só da Volvo, mas de qualquer outra marca", afirma Rafael Ugo, diretor de marketing Latam Hub para Volvo Car Brasil.

Trata-se de uma rede integrada com 250 estações de recarga em cerca de 100 pontos premium de estacionamentos da Estapar nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Distrito Federal. Os equipamentos a serem instalados trazem a tecnologia da Enel X e fornecem um carregamento inteligente, abastecendo 80% da bateria de um veículo elétrico em aproximadamente 3 horas, dependendo do modelo. 

Galeria: Volvo - estacionamento para elétricos e híbridos plug-in

Entre os diferenciais da Ecovaga, que agora tem a Volvo como a sua primeira parceira, é a experiência proporcionada ao cliente, que poderá, em tempo real, visualizar os pontos disponíveis, dirigir-se até o local e recarregar seu veículo em poucos minutos.

Como vagas exclusivas, as Ecovagas são sinalizadas para os e serão instaladas em estacionamentos premium administrados pela Estapar tais como: shopping centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino. As estações de recarga serão disponibilizadas em 23 cidades em 10 estados, como São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Barueri (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Campinas (SP) e Fortaleza (CE).

No médio e longo prazo, a intenção das duas empresas é expandir a quantidade de pontos da rede de recarga Ecovagas para, inclusive, outros locais, como restaurantes, outras redes de estacionamento e locais públicos.