Superesportivo Audi RS e-tron GT encara um Fórmula E na arrancada - vídeo
Uma arrancada zero emissões entre as duas jóias elétricas da fabricante alemã. Quem leva a melhor?
O Audi e-tron GT acaba de ser apresentado e já mostra os seus músculos. O novo superesportivo elétrico faz isso em uma arrancada sem emissões, mas com muita adrenalina, contra um monoposto Fórmula E, o Spark SRT05E que a marca das quatro argolas usa para competir na série.
Para dar mais prestígio ao desafio de quarto de milha, dois pilotos excepcionais: Lucas Di Grassi e o ex-campeão de Fórmula 1, Nico Rosberg, entusiasta de carros elétricos, como demonstra sua recente colaboração com a Rimac.
Um RS de 598 cv
No papel, o favorito parece ser o monoposto elétrico. Ele tem uma massa menor, em primeiro lugar, ficando em apenas 900 kg. E esteticamente, também, tem um visual que promete um desempenho sólido como uma rocha. Seu trem de força desenvolve 340 cv com calibração para competição.
Galeria: Audi RS e-tron GT vs Fórmula E
Mas o e-tron GT, na versão RS, que está no topo da gama em termos de desempenho, oferece a beleza de 598 cv de potência e 84,6 kgfm de torque e arrancada de 0-100 em 3,3 segundos auxiliado também pela presença de tração nas quatro rodas.
Audi Spark SRT 05E | Audi e-tron GT RS | |
Dimensões | 5,16 x 1,77 x 1,51 metros | 4,99 x 1,96 x 1,41 metros |
Degrau | 3,1 metros | 2,9 metros |
Peso | 900 kg | 2.300 kg |
Bateria | 54 kWh | 93 kWh |
Potência máxima | 340 cv | 598 cv (646 cv com o boost) |
Torque máximo | n/d | 84,6 kgfm |
0 a 100 km/h | 2,8 segundos | 3,3 segundos |
Velocidade máxima | 280 km/h | 250 km/h |
Uma vitória suada
Olhando para a relação peso-potência, o Fórmula E ainda é o favorito, mas o novo Audi gran turismo não tem medo de comparação. No vídeo, Di Grassi dispara como um foguete, mas Rosberg está grudado nele. Nos primeiros metros, o Spark SRT05E e o e-tron GT RS avançam praticamente emparelhados, com o primeiro explorando a inércia mais baixa, e o segundo a maior potência.
E assim, praticamente pareados, os dois carros continuam mesmo com o aumento da velocidade, apresentando acelerações praticamente idênticas. No final, é o carro de corrida que vence por um triz, mas o e-tron GT não parece nada mal.
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