page ad skin

Jaguar muda os planos e só venderá carros elétricos a partir de 2025

A empresa terá uma plataforma única e exclusiva para carros elétricos; a Land Rover terá elétricos e híbridos plug-in

jaguar-j-pace

Em agosto de 2018, a Jaguar Land Rover anunciou que teria apenas duas plataformas de automóveis: MLA (Modular Longitudinal Architecture) e PTA (Premium Transverse Architecture). Apenas três anos depois, a empresa teria mudado seus planos. De acordo com uma matéria da Autocar, a Jaguar só venderá carros elétricos a partir de 2025, construídos sobre uma plataforma elétrica exclusiva.

A Land Rover ainda terá duas plataformas, mas a PTA seria eliminada e substituída pela EMA (Electric Modular Architecture). Curiosamente, ambos aceitarão motorizações híbridas. Considerando que a PTA foi destinada a veículos com motores transversais, é seguro dizer que a EMA será destinada aos veículos mais acessíveis da marca, como o Land Rover Discovery Sport. O primeiro Land Rover totalmente elétrico deve chegar ao mercado em 2024.

Jaguar XJ Sedan Elétrico Tiros Espiões

A Jaguar, por outro lado, não terá opções de veículos com motores a combustão eletrificados. A empresa vai abraçar totalmente as baterias e não vai descontinuar nenhum produto atual, o que só pode significar que todas eles se tornarão totalmente elétricos. 

A Autocar menciona que a Land Rover "lançará seis veículos elétricos puros, com variantes EV de cinco". Isso não faz sentido, mas provavelmente foi devido à pressa na publicação do artigo. Dito isso, não temos certeza se haverá versões PHEV (plug-in híbrido) de cinco modelos Land Rover e seis elétricos puros ou seis PHEVs com cinco derivados movidos exclusivamente a bateria.

O que quer que esteja nas cartas da Land Rover, a empresa acredita que 60 por cento de suas vendas serão de veículos elétricos até o final da década, deixando 40 por cento para os híbridos plug-in. Isso torna a hipótese de cinco versões de PHEV de seis EVs mais plausível.

É claro que a JLR abraçou o futuro elétrico e as circunstâncias que o cercam, especialmente no Reino Unido. Depois de eletrificar seus carros atuais, ela aparentemente mudou de ideia para desenvolver carros elétricos que podem usar extensores de alcance. É assim que a T&E acredita que esses carros devem ser concebidos em primeiro lugar.