Disposta a avançar forte na eletrificação, a montadora britânica Jaguar está trabalhando em um SUV totalmente novo, 100% elétrico, do porte do Tesla Model X ou do Porsche Cayenne, que supostamente será chamado de J-Pace.

A notícia que traz detalhes sobre um SUV de grande porte foi publicada pelo site Autoexpress, que explica que a marca Jaguar - sob o comando do novo CEO Theyry Bolloré (ex-Renault) - deve evoluir para uma empresa totalmente elétrica (como a Tesla ou Polestar).

O J-Pace se juntaria ao crossover/SUV Jaguar I-PACE de menor porte como o segundo veículo elétrico da marca, ou o terceiro se o XJ totalmente elétrico for lançado (não temos certeza sobre o status atual do XJ elétrico - de acordo com o Motor1, o projeto corre risco).

Este novo SUV elétrico será baseado na Plataforma Longitudinal Modular (MLA), idealizada para a próxima geração do Jaguar XJ e do Range Rover. Não é uma plataforma exclusiva para veículos elétricos, mas uma solução geral para carros a combustão, híbridos plug-in e elétricos.

A produção está prevista para ocorrer na fábrica de Castle Bromwich, prestes a se tornar um complexo de carros elétricos com um grande investimento de 1 bilhão de libras britânicas. Dada a sua proposta, o SUV deve ter uma autonomia WLTP de aproximadamente 483 km, tração nas quatro rodas e várias opções de bateria (até cerca de 100 kWh).

Galeria: Flagra - Jaguar XJ sedã elétrico