É o fim de uma era para os menores SUVs da Land Rover. O Discovery Sport e o Range Rover Evoque não terão mais versões exclusivamente a gasolina após o fim da geração atual. A informação foi noticiada pela Autocar com base em uma apresentação da empresa para investidores.
A próxima geração do Discovery Sport e Evoque será sustentada pela plataforma Electrified Modular Architecture (EMA), que será introduzida em 2024. Esta plataforma será projetada em torno de uma bateria instalada no assoalho e terá arquitetura de 800 volts. A empresa também afirma que seus motores elétricos serão os "mais densos em torque" da classe. Mesmo que a nova plataforma EMA seja projetada para elétricos, os sistemas híbridos plug-in ainda podem ser usados com a tecnologia "lean burn". Parece um pouco estranho uma plataforma elétrica dedicada poder receber motores de combustão interna.
Além da plataforma EMA, os modelos Land Rover também rodarão em outra plataforma eletrificada que está para chegar. A plataforma Modular Longitudinal Architecture (MLA) chega em 2022 ou 2023 e servirá de base a outros modelos, incluindo o Range Rover e o Range Rover Sport de próxima geração. A Land Rover descreve esta plataforma como "flexível" porque ela pode abrigar trens de força híbridos leves, híbridos plug-in e totalmente elétricos.
Não houve menção ao Velar na apresentação para investidores, mas há especulações de que ele poderia ser montado na plataforma EMA como um modelo totalmente elétrico e possivelmente lançar a futura linha de veículos elétricos da Land Rover.
Caso você não tenha acompanhado as notícias recentes da Jaguar Land Rover (JLR), a empresa tem grandes planos para um futuro eletrificado. A marca lançará seis veículos elétricos a bateria nos próximos cinco anos, e só usará motorizações eletrificadas a partir de 2026 (mas isso inclui sistemas híbridos leves). A JLR deseja que a maior parte de suas vendas sejam veículos totalmente elétricos até 2030 e, até 2036, a empresa pretende que todas as vendas sejam veículos com emissão zero.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaguar Land Rover usará plataforma da Chery para carros elétricos e híbridos
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Range Rover elétrico tem primeiras imagens reveladas e deve chegar em 2024
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Range Rover Velar renascerá como SUV elétrico em 2025 para encarar Macan EV
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Jaguar Land Rover quer produzir carros elétricos no Brasil