Volkswagen ID.3: atualização remota do sistema vai estrear em breve
Para as unidades vendidas na Europa será necessário atualizar pela 1ª vez na oficina e as demais remotamente
A Tesla foi pioneira em atualizações online, ou Over-The-Air (OTA), o termo usado globalmente. E agora existem muitos fabricantes de automóveis aderindo a esse modalidade em seus carros. Entre eles a Volkswagen, que introduziu o novo software no ID.3 e que está gradualmente se espalhando para toda a gama.
Porém, em relação à Volkswagen, uma coisa curiosa está acontecendo. Para ativar as atualizações remotamente em seu ID.3, os proprietários dos primeiros exemplares de carros elétricos da marca alemã devem primeiro atualizar o sistema eletrônico indo a uma concessionária.
O software Volkswagen já era bastante comentada muitos meses antes do lançamento do ID.3, o primeiro carro da Casa que, graças à nova plataforma e ao fornecimento de energia totalmente elétrica, deu um grande passo em termos de tecnologia da informação e eletrônica, podendo ser atualizada não só ao nível do informação e entretenimento, mas também ao nível dos assistentes de condução e gestão da transmissão.
Uma coisa que Elon Musk havia disponibilizado em seus carros desde o início, com o Model S de 2012 (o primeiro do mundo), que graças às atualizações OTA foi constantemente aprimorado, acompanhando as inovações com mais facilidade.
Mas vamos voltar à questão atual. A Volkswagen emitiu o seguinte comunicado: "O Volkswagen ID.3 e ID.4 europeu (nos EUA e em outros mercados onde há apenas o segundo em que o problema não existe) agora pode receber novas versões do software, com atualizações técnicas, através da rede W-Lan ou dedicada a dispositivos móveis. A versão de software ID.2.1, que é compatível com atualizações over-the-air, está incluída em todos os carros produzidos a partir da semana 8". Traduzido: de março em diante esse problema não existe.
Isso significa que, como já foi dito, os primeiros carros produzidos ainda não possuem a versão de software compatível com os lançamentos OTA. E os donos desses carros, ao contrário do que foi relatado em dezembro passado , terão, portanto, de se deslocar a uma central da Volkswagen para receber a atualização "no local". Operação que durará pouco mais de algumas horas.
A partir de agora, a Volkswagen planeja lançar atualizações trimestralmente. Após esta primeira campanha, remotamente para todos os seus veículos conectados.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Galeria: Volkswagen ID.3 1ST (2020)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.3: atualização e 3 novas versões para encarar o BYD Dolphin
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Volkswagen paralisa produção dos carros elétricos ID.3 e Cupra Born
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
VW ID.3 surpreende no teste de capacidade da bateria após 100.000 km