Eles prometeram e finalmente revelaram. Estamos falando do Jeep Magneto Concept, na prática, a versão elétrica do Wrangler. O carro será apresentado durante o Eastern Safari, o rali anual de primavera que a Jeep realiza no deserto de Moabe, nos Estados Unidos.
O veículo, que ainda está no nível de protótipo, será apresentado com três outros conceitos, mas é o único com algum tipo de eletrificação. Com emissões completamente zero, ele representa, de certa forma, a evolução natural do Wrangler 4xe com trem de força híbrido plug-in.
O Jeep elétrico é alimentado por uma bateria de 70 kWh composta por 4 módulos que não são montados lado a lado. Eles são colocados respectivamente no lugar do tanque de gasolina, no porta-malas traseiro, próximo às rodas dianteiras e acima do motor elétrico, dentro do compartimento do motor. Isso, segundo o fabricante, para uma melhor distribuição de peso.
Isso pode ser verdade, mas deve-se levar em conta que o Wrangler Magneto deriva de um Wrangler térmico e é provável que tenha havido a necessidade de encontrar espaço para as células sem fazer alterações excessivas no chassi. Isso é demonstrado, por exemplo, pelo fato de que o carro tem apenas um motor elétrico e está equipado com tração nas quatro rodas tradicional, com eixo de transmissão e caixa manual de seis velocidades, duas configurações bastante incomuns para um 'carro com emissão zero'.
A Jeep declara que a experiência ao volante do Magneto é comparável à de um Wrangler movido pelo motor a gasolina 3.6 V6 Pentastar. A versão elétrica explora de fato 285 cv de potência e um torque máximo de 37,7 kgfm. O carro pode arrancar de 0 a 100 em 6,8 segundos mas ainda não se sabe qual seria a sua autonomia. A Jeep disse que a bateria tem uma arquitetura de 800 volts, mas não foram detalhados dados sobre a velocidade de carregamento ou se o conceito está equipado com a tecnologia V2L, que poderia ser muito útil em um veículo de lazer.
O peso do modelo também não foi declarado. Mas calculando que um Wrangler térmico com motor V6 3.6 pesa 2.200 kg, dos quais 150 kg são do motor, e que uma bateria de 70 kWh pesa cerca de 250 e 300 kg, pode-se estimar que o Magneto tenha uma massa na faixa de 2.400/2.500 kg.
Na pendência de informações mais detalhadas, já sabemos que o carro tem dois sistemas elétricos de 12 volts. Um é dedicado a dispositivos comuns de bordo como o rádio e sistema de iluminação, o outro a componentes auxiliares como, por exemplo, o reboque dianteiro.
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