Em meados de 2020, a SEAT deixou claro que o destino de seu SUV elétrico Cupra Tavascan era incerto. A decisão de colocá-lo em produção ainda não havia sido tomada, embora a divisão Cupra claramente precisasse de seus próprios modelos sob medida para se distanciar mais da SEAT, mas agora foi confirmado de forma oficial o seu lançamento em 2024.

E estamos muito satisfeitos que este projeto finalmente tenha recebido sinal verde. Agora resta saber quanto do design radical do conceito será mantido na versão de produção. É preciso dizer que o aspecto ousado e futurista do estudo foi o que mais nos atraiu neste modelo, porque seus fundamentos serão compartilhados com a maioria de seus 'colegas' elétricos do Grupo Volkswagen.

Galeria: CUPRA Tavascan Concept

O Tavascan será montado previsivelmente na plataforma MEB da VW, usará uma bateria de 77 kWh e deverá ter uma autonomia (WLTP) de cerca de 450 km com uma carga. Quanto ao desempenho, apostamos que o SUV cupê elétrico terá o trem de força bimotor que irá impulsionar as versões mais quentes de todos os modelos baseados na MEB, com uma potência combinada de 306 cv e aceleração de zero a 100 km/h em torno da marca de 6,5 segundos.

Este modelo será basicamente a interpretação da SEAT da fórmula Volkswagen ID.5. O ID.5 é a versão SUV cupê do ID.4, um modelo mais prático. O outro grande nome do Grupo VW na Europa, a Skoda, optou por um visual menos dramático e mais prático para o seu primeiro crossover elétrico baseado na MEB. 

O Skoda pode, em algum momento, lançar seu próprio modelo semelhante a um coupé (a marca já mostrou um conceito que o antecipa), mas teremos que esperar e ver se a SEAT vai optar por fazer um equivalente ID.4 próprio.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram