• CUPRA é o braço esportivo da marca espanhola SEAT, do Grupo Volkswagen
  • O esportivo elétrico CUPRA el-Born chegará ao mercado em 2021
  • Especificações técnicas ainda não foram reveladas pela marca 

Em março de 2019, a SEAT lançou o seu primeiro carro elétrico, o SEAT el-Born, primo do Volkswagen ID.3, e agora chegou a vez da CUPRA, que apresenta sua própria leitura desse elétrico, que ao mesmo tempo será o primeiro modelo com zero emissões da divisão de carros esportivos.

Este novo CUPRA el-Born, cujo visual é muito semelhante à do modelo de produção, de acordo com a própria marca, será montado na fábrica alemã em Zwickau e chegará ao mercado em 2021, ou seja, no próximo ano. No momento, não há data específica e, logicamente, o preço também não foi revelado.

Galeria: Cupra el-Born

O sistema de propulsão deste modelo CUPRA é baseado em uma bateria de 82 kWh, com uma capacidade útil de 77 kWh. A autonomia declarada é de 500 km, além da possibilidade de recarga rápida. Ele promete ser capaz de recuperar em 30 minutos de recarga, um nível de bateria que garanta 260 km de autonomia.

De qualquer forma, a CUPRA não detalhou a potência do modelo, nem se possui um único motor elétrico ou se trabalhará com dois, um em cada eixo e, portanto, poderá desfrutar de tração nas quatro rodas. 

O que sabemos é que ele será capaz de acelerar de 0 a 50 km/h em apenas 2,9 segundos; portanto, pelo menos na cidade, não faltam benefícios, é claro. E, segundo a CUPRA, sua dinâmica será surpreendente.

A marca também anunciou que este el-Born terá a suspensão adaptativa DCC (Dynamic Chassis Control), embora com um modo Sport específico, desenvolvido exclusivamente para este modelo, que é baseado na plataforma MEB do grupo alemão, dedicada a carros elétricos.

Na cabine, o CUPRA ostenta qualidade e modernidade, além de assentos esportivos em couro e Alcantara, um volante recém-projetado, com um botão para selecionar os modos de direção (incluindo o modo CUPRA), uma tela multimídia flutuante no painel, detalhes de acabamento na cor de cobre ou um Head-Up Display com realidade aumentada, por exemplo.

"O CUPRA el-Born mostra todos os genes da marca CUPRA, e levamos o conceito original para o próximo nível, criando um novo design esportivo e dinâmico e redesenhando o conteúdo tecnológico. O CUPRA el-Born é a prova de que o desempenho e eletrificação combinam perfeitamente ", disse Wayne Griffiths, CEO da CUPRA.