O presidente da Stellantis, John Elkann, anunciou que este ano a empresa está procurando aumentar significativamente suas vendas globais de "veículos elétricos".

A nova meta é de 400.000 carros eletrificados em 2021 - através de todas as marcas do Grupo PSA e da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) - o que representa quase três vezes mais do que os 139.000 vendidos em 2020.

Galeria: Fiat 500 elétrico

Para aumentar o volume, a Stellantis está expandindo sua oferta de carros eletrificados (híbridos plug-in e 100% elétricos) em todo o mundo. Este ano, o grupo pretende lançar mais 11 modelos recarregáveis.

Na Europa, especificamente, até 2025 todos os modelos estarão disponíveis pelo menos em versões eletrificadas (elétrico, híbrido ou híbrido plug-in). Mais recentemente, a proporção de vendas de plug-ins do volume total da Stellantis na Europa (Europa Ocidental, pelo menos) aumentou para cerca de 9%.

Sabemos que o grupo também está explorando o caminho da célula a hidrogênio, a partir dos veículos comerciais e do sistema mid-power na Europa. A meta de 400.000 unidades em 2021 não chega a ser extraordinária, considerando o tamanho do grupo neste momento, assim como o que outros fabricantes estão fazendo.

O Grupo Volkswagen vendeu mais de 422.000 carros eletrificados em 2020, enquanto só a Tesla vendeu quase 500.000 carros totalmente elétricos. A Stellantis estaria então cerca de um ano atrás do Grupo Volkswagen em termos de volume BEV/PHEV.

No momento, parece que a maior parte da eletrificação (BEV/PHEV) foi realizada pela PSA e pela parte europeia da FCA, mas esperamos que em breve veremos novos modelos totalmente elétricos da FCA na América do Norte. Isso significa Chrysler, Dodge e RAM. A Jeep já está envolvida com vários híbridos plug-in e, mais recentemente, introduziu um conceito totalmente elétrico do Wrangler.

Somente o tempo dirá como será o progresso da Stellantis nessa área. A partir de hoje, seus modelos e marcas ainda não estão no topo das vendas, mas têm bastante potencial. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Opel Mokka (2020)