Provavelmente nunca veremos um Volkswagen ID R à venda. Apesar disso, a plataforma MEB provavelmente poderia nos dar um supercarro de produção, e Gabriel Aguiar decidiu mostrar como isso poderia ser. O desenhista brasileiro apresentou suas sugestões à Volkswagen em sua conta do Instagram.

Tudo o que sabemos sobre o projeto é que ele se chama Alias ​​SubD. O supercarro elétrico também é muito baixo, o que deve ajudá-lo a atingir altas velocidades e ainda ter uma autonomia bastante decente se a aerodinâmica for bem desenvolvida.

Galeria: Projeção - supercarro elétrico da Volkswagen

Considerando que ele pudesse chegar ao mercado, achamos que o Alias ​​SubD poderia ser feito sobre a base MEB. Embora também seja usada pelos triviais ID.3 e ID.4, menos massa provavelmente poderia torná-lo uma máquina muito atraente para dirigir. Quanto menor o peso, maior seria a distância percorrida e mais rápido ele poderia acelerar.

Como de costume, o verdadeiro problema com esse veículo seria a baixa escala de produção que ele provavelmente teria. Existe um público para esses carros, mas não tão grande quanto aqueles que procuram um hatchback (na Europa) ou um SUV (em todos os lugares). Nesse sentido, o Alias ​​SubD só faria sentido como um carro de imagem.

Outra opção com a qual a Volkswagen aceita trabalhar é vender a plataforma MEB para fabricantes de baixos volumes dispostos a criar seus carros elétricos. A empresa fez isso para várias empresas quando ainda produzia o Fusca: sua base deu vida a vários projetos em todo o mundo. 

Dito isto, não seria tão absurdo ver a criação de Aguiar se tornar realidade um dia desses. Isso exigiria uma montadora disposta a fazer isso acontecer. Infelizmente, seria muito improvável que a Volkswagen fosse esse fabricante. Embora seu público seja relativamente pequeno, carros esportivos e supercarros também merecem ver a luz do dia. Exemplos elétricos de tais veículos já demonstraram quão capazes eles podem ser. Talvez o Projeto Trinity é o que chegue mais próximo disso com a plataforma SSP.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram