Que o mercado de carros elétricos está crescendo em ritmo frenético na Europa, também graças aos diversos incentivos estatais, é algo bem visível. E os modelos de emissão zero em breve poderão ter um verdadeiro boom. Os principais fabricantes, aliás, preparam-se para comercializar cada vez mais carros movidos a bateria com dimensões compactas e preços acessíveis.
A Tesla promete um carro de 20.000 euros (R$ 134.200) e a Volkswagen faz o mesmo, com o futuro ID.2 e seus derivados. Falando em derivados, hoje uma projeção do TopElectricSUV antecipou como será o SUV urbano da SEAT baseado na plataforma MEB, a partir das informações já reveladas pela marca.
O design é Seat
O desenho é baseado no teaser publicado na semana passada, que mostrou um modelo inédito com dimensões compactas que será posicionado abaixo do el-Born, ampliando a oferta elétrica da SEAT para baixo. Ele também deve servir de base para o SUV compacto da própria Volkswagen e da Skoda.
A renderização do TopElectricSUV parece muito fiel ao design do qual o modelo foi inspirado e também é confiável se pensarmos na linguagem de design atual da SEAT. Talvez os únicos elementos que não correspondam totalmente ao futuro modelo de produção sejam os conjuntos ópticos.
Estreia em 2025
Nada foi divulgado sobre as especificações técnicas. O que sabemos é que este novo SUV urbano será construído na plataforma MEB A0, que também dará origem aos SUVs compactos da Volkswagen, Seat e Skoda, e, provavelmente, uma família de carros urbanos que devem substituir os atuais VW up!, Seat Mii e Skoda Citigo.
A chegada ao mercado está prevista para 2025. E com certeza em 4 anos um grupo muito feroz de rivais que já está preparando suas armas estará esperando por isso. Pense por exemplo no Peugeot e-2008 e no Opel Mokka-e, que neste momento parecem ser os mais próximos em termos de filosofia de construção.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter