Que o mercado de carros elétricos está crescendo em ritmo frenético na Europa, também graças aos diversos incentivos estatais, é algo bem visível. E os modelos de emissão zero em breve poderão ter um verdadeiro boom. Os principais fabricantes, aliás, preparam-se para comercializar cada vez mais carros movidos a bateria com dimensões compactas e preços acessíveis. 

A Tesla promete um carro de 20.000 euros (R$ 134.200) e a Volkswagen faz o mesmo, com o futuro ID.2 e seus derivados. Falando em derivados, hoje uma projeção do TopElectricSUV antecipou como será o SUV urbano da SEAT baseado na plataforma MEB, a partir das informações já reveladas pela marca.

O design é Seat

O desenho é baseado no teaser publicado na semana passada, que mostrou um modelo inédito com dimensões compactas que será posicionado abaixo do el-Born, ampliando a oferta elétrica da SEAT para baixo. Ele também deve servir de base para o SUV compacto da própria Volkswagen e da Skoda. 

A renderização do TopElectricSUV parece muito fiel ao design do qual o modelo foi inspirado e também é confiável se pensarmos na linguagem de design atual da SEAT. Talvez os únicos elementos que não correspondam totalmente ao futuro modelo de produção sejam os conjuntos ópticos.

Seat el-Born live in Geneve
Seat el-Born no Salão de Genebra

Estreia em 2025

Nada foi divulgado sobre as especificações técnicas. O que sabemos é que este novo SUV urbano será construído na plataforma MEB A0, que também dará origem aos SUVs compactos da Volkswagen, Seat e Skoda, e, provavelmente, uma família de carros urbanos que devem substituir os atuais VW up!, Seat Mii e Skoda Citigo.

A chegada ao mercado está prevista para 2025. E com certeza em 4 anos um grupo muito feroz de rivais que já está preparando suas armas estará esperando por isso. Pense por exemplo no Peugeot e-2008 e no Opel Mokka-e, que neste momento parecem ser os mais próximos em termos de filosofia de construção.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Seat el-Born