Depois de muita especulação, a marca espanhola SEAT do Grupo Volkswagen confirmou de forma oficial o lançamento de um carro elétrico acessível que chegará ao mercado europeu em 2025. 

Com proposta urbana, o carro elétrico de entrada da marca espanhola terá preços entre 20.000 (R$ 131.000) e 25.000 euros (R$ 165.000) sem considerar os incentivos e permitirá tornar a mobilidade elétrica acessível à maior parte da população, nas palavras da empresa.

Galeria: Seat - 70 anos

Assim como o futuro carro elétrico de entrada da Volkswagen, que poderá se chamar ID.1 ou ID.2, este compacto urbano da SEAT também será construído sobre a plataforma modular MEB Lite, uma variação da arquitetura MEB convencional para carros compactos. O local de produção ainda não foi revelado, então ainda não é certo que ele seja fabricado na Espanha. 

"Queremos fabricar carros elétricos na Espanha a partir de 2025. Nossa intenção é produzir mais de 500.000 carros elétricos urbanos por ano em Martorell, também para o Grupo Volkswagen, mas precisamos de um compromisso claro da Comissão Europeia", declarou o presidente da SEAT, Wayne Griffiths.

"Nosso plano é transformar nosso Centro Técnico, o único no sul da Europa e um ativo de P&D essencial para a região. Acreditamos que é parte de nossa responsabilidade eletrificar a Espanha. 70 anos atrás, nós colocamos este país sobre rodas. Nosso objetivo agora é colocar a Espanha sobre rodas elétricas."

De acordo com a imprensa local, este novo carro elétrico será o sucessor do Ibiza e ao mesmo tempo irá substituir o Seat Mii elétrico, versão da SEAT para o VW e-up! que atualmente é o elétrico mais barato da marca e assim como o primo alemão já está com os dias contados na Europa. 

Outro ponto de destaque é que o comunicado menciona que o nome da SEAT SA, uma nova empresa que inclui a SEAT e a CUPRA. Esta última uma recém-criada divisão de carros elétricos que também contará com mais dois modelos até 2025: o compacto Born, que chega ao mercado neste ano e o SUV elétrico Tavascan, que teve o seu lançamento confirmado para 2024. Dessa forma, o novo carro elétrico de baixo custo da marca espanhola pode nascer sob o nome CUPRA.   

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: SEAT, FCO