Março foi bastante positivo para o mercado de carros eletrificados na China, tanto elétricos quanto híbridos: as 210 mil entregas do mês passado registraram um salto recorde de 244% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em termos absolutos, este é o segundo melhor resultado histórico, depois dos excelentes números de dezembro de 2020. Os carros eletrificados representavam dessa forma 11% do mercado, sendo 9,2% veículos elétricos a bateria. Os dados de mercado foram compilados pelo EV Sales Blog.
Dominando o mercado está o pequeno Wuling Hong Guang Mini EV, que foi a escolha de quase 40.000 compradores em março. Um número que levou o carrinho elétrico urbano a ser o terceiro modelo mais vendido no país asiático, independentemente do sistema de propulsão. Desde o seu lançamento, há menos de um ano, o carro de baixo custo 'Made in China' já soma 200 mil emplacamentos.
Em relação a fevereiro, a classificação dos próximos quatro colocados não mudou: depois do Tesla Model 3 e Y, que ocupam os outros dois lugares do pódio, os modelos Black Cat da Ora/Great Wall e o BYD Han elétrico vêm na sequência.
No top 10, destaque para o BMW iX3, que com 3.519 emplacamentos é o único carro não chinês presente na lista além dos modelos da Tesla.
Por outro lado, considerando os números acumulados dos primeiros três meses de 2021, os totalmente elétricos e híbridos vendidos no país foram mais de 491.000 unidades, o que representa cerca de 10% do mercado (incluindo 8% dos totalmente elétricos)
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: EV-volumes.com via EV Sales Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul