Um carro elétrico que possa recarregar sozinho a sua bateria é um sonho distante para muitos fabricantes, mas não para a startup neerlandesa Lightyear, que prometeu acelerar o projeto do primeiro carro solar a ponto de se comprometer com o desafio de iniciar a produção em série entre 2024 e 2025.
Durante uma entrevista, o CEO da Lightyear, Lex Hoefsloot, confirmou não apenas o plano para a produção em massa do Lightyear One, como ainda anunciou um projeto para desenvolver uma família inteira de carros solares nos próximos anos. E acrescentou que o objetivo da empresa é ir muito além de ser uma bandeira de tecnologia e sim construir carros que possam ser utilizados no dia-a-dia.
Segundo o executivo holandês:
"Queremos avançar com modelos de produção em massa entre 2024 e 2025. Tudo para alcançar o desenvolvimento da mobilidade limpa, mas ao alcance de todos".
O primeiro modelo da startup será o Lightyear One, um sedã elétrico de 5,05 metros de comprimento que se caracteriza pela carroceria longa e afilada. Com apenas 1,4 metro de altura, suas linhas fluidas têm como objetivo obter a melhor aerodinâmica possível, no caso, com impressionante 0,20 Cx.
Para manter o peso total em níveis aceitáveis, a Lightyear irá utilizar uma bateria não muito grande, de 60 kWh, o que segundo a empresa, aliado aos 1.300 quilos do sedã elétrico, permitirá uma autonomia de 710 quilômetros pelo padrão europeu WLTP.
Orientado pela eficiência, o One contará com soluções que a a startup afirma serem mais eficientes, como trabalhar com 4 motores elétricos, um em cada roda - uma configuração até 3 vezes mais eficiente que a montagem convencional, segundo a empresa. Destaque ainda para o contribuição de seus painéis fotovoltaicos, que possibilitarão recuperar cerca de 60 km de autonomia por dia.
O desafio está lançado, agora é conferir a evolução do projeto e sua viabilidade. As primeiras unidades de uma série limitada do Lightyear One começam a ser entregues aos clientes até o final de 2021. São 946 exemplares que custam 150.000 euros (R$ 978.000) cada.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: FCE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GAC, que chega ao Brasil, lançará compacto de olho no BYD Dolphin
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde e supera Porsche Taycan em Nürburgring
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Marca Scout da VW já está pensando em um 3º veículo elétrico menor
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Tesla Model 2 está cancelado; então o carro elétrico barato é o Cybercab?