A startup chinesa NIO finalmente iniciou sua expansão internacional. Começando pela Noruega, a marca irá estrear no mercado europeu com o modelo ES8 e não deixará de lado o seu cartão de visitas: a tecnologia de troca de bateria que já se mostrou bem-sucedida na China.
O primeiro passo será dado em julho, quando a NIO permitirá que os clientes comecem a baixar o aplicativo da marca. Sua primeira função será provavelmente a de agendar test drive com o ES8, o SUV carro-chefe da empresa - os testes estão programados para começar em agosto. Em setembro, a NIO dará início às reservas e entregas para o ES8. O SUV elétrico será vendido com uma bateria de 100 kWh.
Falando da sede norueguesa da NIO, ela está sendo instalada em uma construção de 2.000 metros quadrados bem no centro da capital e maior cidade do país, Oslo. Será a primeira base da montadora a ser estabelecida fora da China.
Os pedidos e vendas serão feitos tanto na 'NIO House', por meio do aplicativo, quanto pelo site da empresa. A NIO afirmou: "a distribuição offline seria feita nas NIO Houses" ou, como a empresa também as chama, em seus "locais de lifestyle". No entanto, também disse que as entregas seriam feitas nos Centros de Atendimento. Nossos colegas do InsideEVs nos Estados Unidos verificaram com a empresa o que isso significa na prática - a NIO chama essa estratégia de vendas de O2O (offline para online).
Setembro também será o mês para os primeiros Centros de Serviços NIO e Estações de troca NIO. Antes do final de 2021, a empresa planeja ter quatro desses locais de troca de bateria, provavelmente na região de Oslo. Em 2022, serão inauguradas mais unidades, e o plano é ter uma rede elétrica em cinco cidades norueguesas.
No que diz respeito ao serviço, a NIO contará com os seus Centros de Serviços e também veículos de serviços móveis, que poderão "realizar trabalhos simples de reparação e manutenção no local". Para proprietários ocupados, a empresa também oferece um serviço de 'leva e traz'. Como a rede própria pode não ser suficiente para atender os carros de todo o país, a NIO também contará com parceiros autorizados para isso.
A empresa ainda não revelou os preços europeus do ES8, nem se irá vender os carros sem as baterias e com o modelo BaaS (Bateria como Serviço) que já é adotado na China. Com as estações de bateria, não é improvável que a NIO siga a mesma estratégia, o que deve tornar o ES8 mais acessível. Em 2022, o sedã elétrico ET7 , que promete autonomia de 1.000 km, também estará disponível para clientes noruegueses.
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