A Stellantis se prepara para a chegada dos seus primeiros carros elétricos no Brasil (Peugeot 208 elétrico e Fiat 500 elétrico) e anuncia uma parceria com a Estapar e a Enel X para a criação de uma rede de estações de recarga no país.
O projeto Ecovagas, que por aqui já foi adotado por montadoras como a Volvo, está criando uma rede de carregamento semipública para carros híbridos plug-in e elétricos. A empresa disponibilizará os serviços em 200 pontos de recarga aos clientes dos futuros veículos elétricos Stellantis.
A Ecovagas é a empresa responsável pela gestão da maior rede semipública integrada em pontos premium de estacionamentos da Estapar nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Distrito Federal. Os equipamentos instalados trazem a tecnologia da Enel X e fornecem um carregamento inteligente, abastecendo 80% da bateria de um veículo elétrico em aproximadamente 3 horas, dependendo do modelo.
Essa iniciativa faz parte da estratégia de eletrificação da Stellantis no país, que passa primeiro por uma fase de criação/expansão da infraestrutura de carregamento para carros elétricos/híbridos plug-in, se preparando para a estreia de modelos como o Peugeot 208 e-GT e Fiat 500e, que começam a chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre do ano.
"Essa parceria faz parte de um conjunto de iniciativas da Stellantis para a preparação de um ecossistema de mobilidade elétrica antes mesmo dos veículos serem comercializados", explica Breno Kamei, responsável pelos Programas e Planejamento de Produtos para a América do Sul da Stellantis.
Com o potencial crescimento do ecossistema, a expectativa é de que novos pontos de recarga sejam instalados ainda este ano, cobrindo mais regiões e locais premium de alta demanda, somando-se às 200 Ecovagas iniciais já em instalação neste primeiro semestre.
O foco das instalações será nos estacionamentos premium administrados pela Estapar em shoppings centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino, além de possíveis novos locais, inclusive fora das operações da Estapar.
Na primeira fase, as estações de recargas estão sendo instaladas em 23 cidades em 10 estados, como São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Barueri (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Campinas (SP) e Fortaleza (CE).
"O ingresso da Stellantis no projeto Ecovagas está em linha com os esforços da Enel X de contribuir para a construção de um ecossistema da mobilidade elétrica no Brasil, fomentando a expansão da infraestrutura de recarga para veículos elétricos. Com este projeto, a Enel X traz ao Brasil a experiência de um grupo que opera mais de 175 mil pontos de carregamento na Europa, Estados Unidos e Ásia, oferecendo a melhor tecnologia e mais comodidade para os usuários em mobilidade elétrica", diz o responsável pela Enel X no Brasil, Francisco Scroffa.
Os pontos de recarga estão disponíveis para uso de todos os veículos eletrificados com plug padrão americano, tipo 2, amplamente utilizado no mercado brasileiro – algumas montadoras oferecem adaptadores para outros conectores. Aos clientes das empresas conveniadas, a rede Ecovagas oferece o serviço de carregamento dos veículos elétricos sem qualquer custo adicional na tarifa de estacionamento do local.
Globalmente, a Stellantis já possui 29 modelos eletrificados disponíveis e a perspectiva é lançar outros dez veículos até o fim de 2021.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla