A Land Rover já definiu sua estratégia de transição energética. O destaque são os projetos para revolucionar a próxima geração dos modelos Discovery Sport e Evoque, que serão baseados em uma plataforma eletrificada completamente nova que priorizará os carros elétricos e também irá acomodar motores híbridos.
Chamada de Electrified Modular Architecture (EMA), a nova plataforma irá proporcionar aos próximos Evoque e Discovery Sport um inédito trem de força elétrico com 92% de eficiência que contará com um extensor de alcance movido a gasolina, sistema elétrico de 800 V e tração nas quatro rodas.
Esta nova arquitetura EMA também poderá acomodar modernos sistemas de assistência ao motorista, condução autônoma nível 2 ou nível 4 e conectividade em nuvem, sem contar com as funcionalidades cada vez mais presentes de atualizações remotas 'over-the-air'.
A adaptação do portfólio da Land Rover com base na nova plataforma representa um vultoso programa de investimento de 10 bilhões de libras britânicas (R$ 74,3 bilhões) que será executado até 2026. No entanto, a EMA é fundamental para a JLR se tornar lucrativa e ao mesmo tempo fazer a transição energética.
A importância da nova plataforma nos planos da Jaguar-Land Rover é tamanha que a empresa pretende que 50% de todas as vendas da empresa em 2030 sejam de modelos baseados na EMA. Os veículos baseados na base MLA (Discovery e Range Rover) responderiam por cerca de 40%, enquanto os elétricos da Jaguar ficariam com uma fatia de 12%.
De acordo com o que foi apurado pelo site britânico Autocar, o primeiro modelo da marca a ser montado nessa plataforma será o Evoque, que terá uma nova geração em 2024. Logo em seguida seria a vez do Discovery Sport de terceira geração.
Falando do Land Rover Defender, segundo a matéria, a Land Rover já teria revelado aos investidores que haverá mais dois modelos da linha no prazo de seis anos. Ainda sem detalhes revelados, acredita-se que um será 100% elétrico e outro híbrido - ambos na plataforma EMA.
Considerando a evolução tecnológica e a tecnologia disponível na EMA, estima-se que os próximos Evoque e Discovery Sport tenham um preço de entrada ligeiramente mais alto que o do modelo atual para compensar o investimento da marca britânico no projeto.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaguar Land Rover usará plataforma da Chery para carros elétricos e híbridos
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Range Rover elétrico tem primeiras imagens reveladas e deve chegar em 2024
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Range Rover Velar renascerá como SUV elétrico em 2025 para encarar Macan EV
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Jaguar Land Rover quer produzir carros elétricos no Brasil