A Rolls Royce confirma que está pronta para apresentar seu primeiro carro elétrico. Será um modelo completamente novo e se chamará Silent Shadow, nome que remete tanto à tradição da marca, especialmente com o Silver Shadow produzido de 1965 a 1980, quanto ao conceito de carro movido a bateria, que por definição é silencioso. 

O carro, cujo nome foi registrado pela BMW no escritório alemão de marcas e patentes no ano passado, segundo a Bloomberg, estará à venda no final da década. Torsten Mueller-Oetvoes, CEO da marca, no entanto, não quis dar detalhes mais precisos sobre a data de lançamento. "Ainda é segredo - disse ele - mas já está decidido que será um modelo por si só, completamente novo".

Rumo ao carro elétrico

Não se pode afirmar que emissões zero são um exagero para a marca de Goodwood, muito pelo contrário:

"A eletrificação cai muito bem para a Rolls Royce - disse Mueller-Oetvoes - não nos tornamos famosos pelo ronco de nossos motores, e isso é uma grande vantagem para nós".

O mercado está mudando, e depois das marcas generalistas também as empresas que atuam em determinados nichos de mercado se preparam para enfrentar a necessária transição energética. São muitos os exemplos: Ferrari, só para citar uma das marcas que mais recentemente declarou que está planejando um novo modelo de emissão zero, ou Bentley (marca que tem mais ligação com a Rolls Royce), que a partir de 2030 dará adeus aos motores térmicos. 

Futuro brilhante

Pode-se dizer que a Rolls-Royce está rindo à toa: foi uma das marcas que menos sentiu o efeito negativo da pandemia. Diante da contração generalizada do mercado - com exceção dos elétricos - a montadora inglesa registrou bons números e já carros suficientes para cobrir toda a produção de 2021.

“Muitos dos nossos clientes perceberam que a vida não é eterna - explicou Mueller-Oetvoes - e, perante a pandemia, reagiram dando a si próprios um presente que podem ter adiado há algum tempo”.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram