page ad skin

SUV elétrico compacto da Volvo está confirmado para 2023

Com proposta urbana e exclusivamente elétrico, será o menor Volvo já produzido até hoje

Volvo XC20, SUV compatto ed elettrico su base Geely

A Volvo já tinha se manifestado abertamente sobre o fato de que planejava expandir sua linha de carros elétricos também para os segmentos inferiores. De fato, no final de 2020, a marca sueca afirmou que o futuro da empresa também viria através de modelos mais acessíveis.

E agora vem mais uma confirmação de que a Volvo está realmente trabalhando para dar vida a um SUV elétrico compacto, que será posicionado um degrau abaixo dos modelos XC40 e C40. Será a primeira vez para a Volvo, marcando a entrada da marca no chamado segmento B na Europa, que aqui equivale aos carros compactos. 

Volvo XC40 Recharge

Exclusivamente elétrico

Ao contrário de outros carros elétricos da Volvo, o próximo SUV urbano, que poderia se chamar XC30 ou XC20 (mas a montadora patenteou o XC10 também, que no entanto poderia se referir a outra coisa), já nascerá como um carro 100% elétrico e não será oferecido com versões híbridas ou a combustão.

O novo modelo chegará ao mercado em 2023, com uma certa antecipação, portanto, se comparado aos modelos propostos pelas montadoras concorrentes para este novo segmento. A Volkswagen, por exemplo, pretende lançar o ID.2 e seus derivados (o SUV compacto, inclusive), somente a partir de 2025.

Lynk & Co Zero Concept - bateria e transmissão

O novo SUV elétrico da Volvo irá competir com vários rivais no que é, sem dúvida, um dos segmentos mais quentes do momento. Hakan Samuelsson, CEO da Volvo, comentou sobre o projeto:

"Precisamos de menos sedãs e menos peruas. Continuaremos a fazê-los, mas provavelmente não serão tão numerosos como hoje. O mercado está pedindo mais SUVs, entretanto, e é nessa direção que devemos seguir. Então, pensamos em fazer um menor que o XC40 e o C40".

Será exclusivamente elétrico, o que sugere que poderia nascer na plataforma Geely projetada apenas para carros movidos a bateria. Estamos falando da SEA (Sustainable Experience Architecture), na qual o fabricante chinês, dono da Volvo desde 2010, tem investido fortemente e que, graças aos novos acordos com a Daimler, marcará também o início da nova fase da Smart, que dará vida à plataforma com um SUV urbano bastante aguardado.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Volvo C40 Recharge