SUV elétrico compacto da Volvo está confirmado para 2023
Com proposta urbana e exclusivamente elétrico, será o menor Volvo já produzido até hoje
A Volvo já tinha se manifestado abertamente sobre o fato de que planejava expandir sua linha de carros elétricos também para os segmentos inferiores. De fato, no final de 2020, a marca sueca afirmou que o futuro da empresa também viria através de modelos mais acessíveis.
E agora vem mais uma confirmação de que a Volvo está realmente trabalhando para dar vida a um SUV elétrico compacto, que será posicionado um degrau abaixo dos modelos XC40 e C40. Será a primeira vez para a Volvo, marcando a entrada da marca no chamado segmento B na Europa, que aqui equivale aos carros compactos.
Exclusivamente elétrico
Ao contrário de outros carros elétricos da Volvo, o próximo SUV urbano, que poderia se chamar XC30 ou XC20 (mas a montadora patenteou o XC10 também, que no entanto poderia se referir a outra coisa), já nascerá como um carro 100% elétrico e não será oferecido com versões híbridas ou a combustão.
O novo modelo chegará ao mercado em 2023, com uma certa antecipação, portanto, se comparado aos modelos propostos pelas montadoras concorrentes para este novo segmento. A Volkswagen, por exemplo, pretende lançar o ID.2 e seus derivados (o SUV compacto, inclusive), somente a partir de 2025.
O novo SUV elétrico da Volvo irá competir com vários rivais no que é, sem dúvida, um dos segmentos mais quentes do momento. Hakan Samuelsson, CEO da Volvo, comentou sobre o projeto:
"Precisamos de menos sedãs e menos peruas. Continuaremos a fazê-los, mas provavelmente não serão tão numerosos como hoje. O mercado está pedindo mais SUVs, entretanto, e é nessa direção que devemos seguir. Então, pensamos em fazer um menor que o XC40 e o C40".
Será exclusivamente elétrico, o que sugere que poderia nascer na plataforma Geely projetada apenas para carros movidos a bateria. Estamos falando da SEA (Sustainable Experience Architecture), na qual o fabricante chinês, dono da Volvo desde 2010, tem investido fortemente e que, graças aos novos acordos com a Daimler, marcará também o início da nova fase da Smart, que dará vida à plataforma com um SUV urbano bastante aguardado.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Galeria: Volvo C40 Recharge
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Zeekr 007 GT: perua elétrica revelada com fotos e detalhes do lançamento
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Land Rover: Defender elétrico ainda está longe de acontecer
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Moura lança bicicleta elétrica com 100 km de autonomia
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil