A Embraer, gigante brasileira da aeronáutica, por meio da startup Eve, anunciou recentemente um acordo para o desenvolvimento conjunto de produtos e serviços em Mobilidade Aérea Urbana (UAM) que inclui um pedido de 200 unidades do veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL), também chamado de táxi voador ou carro elétrico voador.
A parceria entre a Eve Urban Air Mobility Solutions Inc. e a Halo representa uma das maiores encomendas na indústria de mobilidade aérea urbana e posiciona a Halo como parceira de lançamento da Eve, tanto no mercado dos Estados Unidos como no do Reino Unido.
O acordo prevê que a Halo, empresa líder em operações de táxi aéreo de helicóptero nos EUA e no Reino Unido, irá trabalhar com a Eve para desenvolver uma nova operação de eVTOL em ambos os países. A Eve é uma empresa independente criada pela Embraer S.A. para acelerar o desenvolvimento do ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) em todo o mundo e irá realizar as entregas do eVTOL em 2026.
"Acreditamos que a Eve está projetando uma aeronave que está bem preparada para a certificação inicial e, além disso, apresenta um histórico comprovado de produção”, disse Kenneth C. Ricci, Diretor do Directional Aviation, fundo de investimento do qual a Halo faz parte.
Esta colaboração, a primeira parceria internacional entre operadoras de eVTOL deste tipo, se beneficiará do trabalho que a Eve já realiza no mercado do Reino Unido como líder de um consórcio que está solucionando questões regulatórias e operacionais para viabilizar operações de eVTOL em Londres.
Além do pedido inicial e da colaboração para desenvolver uma nova operação de eVTOL, a Eve e a Halo também farão parceria no desenvolvimento contínuo do sistema de Gestão de Tráfego Aéreo Urbano da Eve, bem como nas ofertas de serviços e operações de frotas que a Eve oferece como integradora de ecossistema para operações UAM.
O 'táxi voador' tem propulsão 100% elétrica e está sendo desenvolvido pela Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc. (Eve), uma empresa nova e independente que está aproveitando a expertise da Embraer e da Atech, uma subsidiária do Grupo Embraer, no fornecimento de softwares de gestão de tráfego aéreo, para se dedicar a desenvolver o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM).
Pouco dias após o anúncio da parceria com a Halo, as ações da Embraer na bolsa dispararam, mas por outro motivo. Desta vez, a notícia é que a transnacional brasileira está negociando a fusão da startup Eve com uma Spac norte-americana (companhia constituída com propósito específico para aquisição) chamada Zanite Acquisition e isso animou o mercado - as ações subiram 14% nesta quinta-feira (10), liderando as altas do Ibovespa.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Embraer
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Valeo e Mahle: motores elétricos sem ímãs com tecnologia de indução
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Apple trabalhou em segredo com a BYD no desenvolvimento de baterias